A LIGA ACADÊMICA DE CUIDADOS CRÍTICOS EM ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO TEÓRICO-PRÁTICO NA GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Marcela Cristina dos Santos Barros
  • Co-autores
  • Hallana Laisa de Lima Dantas , Deborah Mara da Rocha Pereira , Kleytonn Giann Silva de Santana , Isabel Comasseto
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A liga acadêmica consiste em um grupo de alunos com interesses sobre uma determinada área em comum, que junto a um tutor docente, reúnem-se para construir conhecimento acerca de assuntos que englobam a temática proposta, na perspectiva de explorar e se aproximar de profissionais que estejam em pleno exercício profissional e que sejam referência na área. Dessa forma, a liga acadêmica vem como uma forma dos estudantes desenvolverem um pensamento crítico reflexivo a respeito de questões que, diversas vezes, não são exploradas na sua integralidade durante o curso usual da graduação.  A Liga Acadêmica de cuidados críticos em Enfermagem (LACCEN), vinculada à Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é voltada para cuidados críticos em pacientes que possuem comprometimento de um ou mais sistemas fisiológicos tidos como principais para a manutenção de sua homeostase. OBJETIVO: Descrever experiências das atividades oferecidas pela liga acadêmica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem integrantes da LACCEN, que descreve as atividades pedagógicas desenvolvidas em um período na liga. RESULTADOS: A programação da liga expõe os ligantes ao aprofundamento do saber, estimulando a produção científica, participação e promoção de ações de educação em saúde, eventos científicos, dentre outros. As atividades iniciaram-se em 2015, e a princípio contava somente com alunos da graduação de enfermagem da UFAL. Posteriormente, houve um novo processo seletivo e então alunos de outros cursos da área da saúde e de outras Instituições de Ensino Superior, tiveram a oportunidade de participar. A proposta da LACCEN aos alunos, desde o início da graduação, é propor conhecimento a respeito de cuidados críticos em enfermagem, visto que, na grade curricular das instituições, a carga horária é um fator limitante. Os encontros são quinzenais, com aulas expositivas e discussões focadas no tema central proposto. Durante esses dois últimos anos, a LACCEN já realizou dois eventos importantes, dentre eles, um minicurso desenvolvido com profissionais especializados de feridas, que tratou do tema “ Feridas: Manejo e novas tecnologias”, curso introdutório de cuidados críticos em Enfermagem, educação em saúde para estudantes por meio da ação “30 minutos de desengasgo e Ressuscitação cardiopulmonar (RCP)”, reunião científica de emergências aquáticas, visitas técnicas em setores de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nefrologia e Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Houve, portanto, por meio dessas experiências a construção de aprendizado, possibilitando aos envolvidos respostas sobre suas dúvidas e o esclarecimento do que precisa ser realizado no âmbito hospitalar crítico. CONCLUSÃO: A LACCEN fundamenta-se no tripé ensino, pesquisa e extensão da universidade, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e produção científica, além promover aperfeiçoamento de técnicas para os mais avançados na graduação e novas descobertas aos que estão iniciando. Entretanto, é importante ressaltar que a liga acadêmica não tem como objetivo preencher lacunas do processo de formação, mas sim de agregar conhecimentos sólidos e instigar o pensamento crítico no discente, fazendo-o despertar de forma precoce para a realidade que o aguarda no mercado de trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Ciências da Saúde; Liga Acadêmica; Graduandos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
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Publicação Anual  

Idioma 
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