INTRODUÇÃO: A Oftalmia Neonatal (ON) é uma Doença Sexualmente Transmissível, definida como uma conjuntivite purulenta do recém-nascido, contraída durante o nascimento a partir do contato com secreções vaginais maternas contaminadas. Quando bacteriana, a mesma pode ter origem a partir da Neisseria gonorrhoeae (NG) e Chlamydia trachomatis (CT). OBJETIVO: Discorrer acerca das evidências da efetividade do uso da iodopovidona como profilaxia da oftalmia neonatal. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados da LILACS, MEDLINE, bem como no diretório da Scielo, a partir do cruzamento dos descritores: “Oftalmia Neonatal” AND “Recém-Nascido” AND “Tratamento”, a partir da qual foram angariados 10 estudos. Por intermédio da exclusão dos artigos de revisão, dos duplicados e não condizentes à temática, somente 05 estudos compuseram a amostra. Foi acrescido ainda os protocolos, guias e diretrizes do Ministério da Saúde, que abordam o tema. A pesquisa foi realizada entre os meses de março a abril de 2019. RESULTADOS: Desde 1881 o Nitrato de Prata 1% (NP), vem sendo amplamente utilizado na profilaxia da ON causada pela NG. Atualmente, nota-se que houve uma diminuição dos quadros de oftalmia neonatal por NG, e paralelamente a isso, um aumento da ON causada por diferentes agentes etiológicos, tais como: Chlamydia trachomatis, Staphylococcus aureus, Haemophilus sp, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, agentes virais, e outros, bem como, o próprio NP que pode causar a conjuntivite química. Assim, levando em consideração a baixa efetividade do NP no combate a ON por CT e outros agentes bacterianos e virais, a não observância dos profissionais a aplicação correta do método de Credé, e o conseguinte potencial de causar conjuntivite química, no ano de 2015, foi lançado o projeto de lei n° 1110, que dispõe da substituição da utilização do NP pela iodopovidona em solução aquosa a 2,5% na prevenção da conjuntivite neonatal. Decisão esta tomada a partir da realização de um estudo clínico randomizado, nos anos de 2004 e 2005, com 330 recém-nascidos, no qual foi evidenciada uma maior eficácia da iodopovidona a 2,5%, em comparação com a eritromicina a 0,5%. CONCLUSÃO: Apesar da atual inexistência de um consenso quanto ao melhor fármaco para a profilaxia da ON, é evidente que o NP é uma alternativa ineficaz para o tratamento deste quadro adverso, devido a sua incompleta proteção contra NG, CT e a outros agentes bacterianos e virais, e seu potencial de causar conjuntivite química. Sendo, atualmente, a iodopovidona em solução aquosa a 2,5%, a melhor escolha.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)