INTRODUÇÃO: A unidade de terapia intensiva (UTI) trata-se de um ambiente onde o paciente na maioria das vezes encontra-se com algum tipo de instabilidade clínica grave. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é destinada ao atendimento de neonatos de zero a 28 dias de nascidos que necessitam de assistência médica e de enfermagem capacitada e presente 24 horas por dia. Os profissionais atuantes em uma UTIN precisam agir com sensibilidade diante do RN e da família. Para o enfermeiro, se faz indispensável além do conhecimento científico adquirido durante os anos de graduação e a experiência dentro do ambiente da UTI, a sensibilidade na hora do cuidado e a busca pela humanização da assistência devem ser constantes. OBJETIVO: Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o desenvolvimento da humanização nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, buscando identificar os aspectos importantes da humanização e o papel do enfermeiro no processo dessa humanização. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um estudo de natureza descritiva, tipo revisão integrativa e teve como objeto os estudos publicados a respeito da temática em periódicos nacionais e internacionais. Foram coletados artigos nas Bases de Dados de Enfermagem (BDENF) e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). RESULTADOS: Um total 13 artigos foram analisados e os resultados apresentados em tabelas. Como fator importante da humanização pode-se citar: reduzir as barreiras da hospitalização e incluir os pais na assistência como os principais aspectos observados. Em relação ao papel do enfermeiro, oferecer suporte à família e promover o desenvolvimento do vínculo afetivo entre os pais e o RN, tiveram maior destaque. CONCLUSÃO: Podemos observar que muitos são os obstáculos encontrados, vividos e presenciados pelo enfermeiro dentro de uma UTIN, ele é o profissional de saúde no qual mais se faz presente na linha de frente diante de diversas situações que envolvem a equipe e a família. Por isso é importante que o profissional tenha aptidão para lidar com as situações pertencentes a este setor e assim transpor segurança para a família, auxiliando a enfrentar o processo de hospitalização de maneira menos temerosa. Sabemos que para chegar à plenitude de um cuidado humanizado, faz-se necessário uma dedicação contínua e um olhar diferenciado, tanto dos gestores quanto da própria equipe, incluindo a equipe interdisciplinar. A humanização não deve apenas ficar em teorias e em políticas, é fundamental que seja posta em exercício e, além disso, que haja incentivo aos profissionais de forma permanente, através de uma educação continuada, de forma que possa haver capacitações e valorização do profissional em seu ambiente de trabalho.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)