A unidade de terapia intensiva neonatal é definida como uma área de assistência à saúde, pelos cuidados intensivos prestados ao recém-nascido de zero a 28 dias, criticamente enfermo, afim de garantir uma maior sobrevida para o neonato que sofre complicações durante o parto. Entre as principais complicações estão: parto prematuro, baixo peso, índice do apgar, malformações no sistema cardiovascular, patologias respiratórias, gastrointestinais e neurológicos. Considerando a internação deste neonato, é possível presenciar a privação materna diante desta experiência difícil e desafiadora, possibilitando consequências negativas no processo de reestabelecimento da saúde do recém-nascido, pois ser apenas expectadora dos cuidados assistidos ao seu filho faz com que as genitoras se sintam privadas da função materna. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é identificar os métodos para a criação de vinculo materno-infantil e a sua eficácia durante a internação sob os cuidados intensivos em saúde. Este, é um estudo de abordagem qualitativa, descritivo, exploratório e transversal. No qual, inicialmente foram coletados os descritores a partir de uma busca nos descritores em ciências da saúde, afim de selecionar as palavras-chaves: enfermagem, relações mãe-filho, unidade de terapia intensiva neonatal e saúde materno-infantil. Como critério de inclusão, utilizamos os artigos em português, publicados nos últimos cinco anos e que respondessem ao objetivo. Desenvolvemos, portanto, um estudo bibliográfico nas seguintes bases de dados: Scielo, Bireme e Lilacs. Coletamos 19 artigos, apenas 8 responderam aos critérios de inclusão e ao objetivo pré-estabelecido. Frente a esta perspectiva, identificou-se a importância de facilitar o acesso e a participação materna sempre que possível nos cuidados básicos prestados ao recém-nascido, eliminando o sentimento de não se autoconhecer como genitora frente a sensação de incapacidade gerada diante da separação precoce do binômio, assim como a utilização do método canguru, que gera uma abordagem humanizada e segura, pois promove o contato pele a pele, reduz o tempo de internação do recém-nascido e fortalece o vínculo bebê-família, bem como, proporciona o estimulo ao aleitamento materno, que é uma forma de promoção à saúde, reduzindo a morbimortalidade e possibilitando a criação do vínculo. Outro método específico que auxilia neste processo, é a humanização e comunicação clara entre a equipe de saúde e a família, permitindo assim um fortalecimento da confiança. Portanto, os profissionais de saúde que participam deste processo de cuidado precisam eleger como ponto chave o acolhimento materno e a educação em saúde, promovendo o aleitamento materno e o método canguru, bem como, possibilitando o treinamento destas mães para o cuidado desde a admissão a pós-alta, tornando-as mais seguras frente às dificuldades.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)