ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

  • Autor
  • Maria Vivia Marques De Sales
  • Co-autores
  • Larissa Dos Santos Rodrigues
  • Resumo
  • Introdução: A internação na UTI é indicação da necessidade de cuidados intensivos, onde o paciente é constantemente monitorado, tendo uma maior atenção pelo quadro que se encontra, o bebê que nasce antes das 35 semanas é tido como prematuro, necessitando de uma maior assistência por não estar com suas funções vitais completamente desenvolvidas. O recém nascido encontra se em um estado de vulnerabilidade, instabilidade e fragilidade, o que requer recursos como equipamentos específicos e acompanhamento assistencial qualificado e humanizado, tendo a equipe de enfermagem um destaque referente às equipes multiprofissionais de saúde pelo número de procedimentos e assistências realizadas. Objetivo: Descrever como é realizado o atendimento e assistência da equipe de enfermagem ao neonato dentro do serviço nas Unidades de Terapia Intensiva neonatal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa em que foram pesquisadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SCIELO, com os seguintes descritores: “Neonatologia”, “Cuidados Críticos”, “Manejo da Dor” e “Unidade de Terapia Intensiva”, auxiliado pelo operador booleano and. Inicialmente foram obtidos 64 artigos, após análise dos artigos a partir dos critérios de inclusão, a saber: artigos originais, publicados entre 2013-2018, foram selecionados 9 trabalhos. Resultados: A assistência é realizada através do acompanhamento do comportamento do neonato onde o enfermeiro é estratégico sempre agindo de forma completa e humanizada, buscando haver um desenvolvimento neurocomportamental tanto na parte afetiva como motora no quadro de cada paciente, onde se ressalta a responsabilidade da equipe desenvolver ações que minimizem os estímulos danosos, são proposta intervenções como as familiares com o método canguru, que se tem o contato pele a pele com o bebê, o encorajamento a amamentação com leite materno que é tido como um modelo assistencial, não permitir que o paciente fique sozinho, passar tranquilidade, atenção e manter o ambiente tranquilo. Durante a manipulação do recém nascido foi visto que se tem um cuidado com o manejo de dor, onde se evita a manipulação excessiva e são optadas medidas que promovam conforto, havendo um cuidado contínuo e constante, porém ainda se tem dificuldades para ser escolhido o melhor tratamento adequado para o manejo da dor devido o RN apresentar imaturidade de seu sistema nervoso. Conclusão: A equipe desenvolve um trabalho essencial na UTI, lidando sempre com as dificuldades sendo ofertado o cuidado e percebendo as necessidades do neonato durante a internação, onde se torna de total importância realizar um acolhimento e humanização eficiente, tanto ao RN como aos familiares, sempre buscando agir com empatia. É de extrema importância que os profissionais sempre busquem se desenvolver obtendo capacitações e estratégias de treinamentos, implementado as condutas para melhor a qualidade na avaliação e no tratamento do paciente. 

  • Palavras-chave
  • Neonatologia; Cuidados Críticos; Manejo da Dor e Unidade de Terapia Intensiva.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Neonatal
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)