Introdução: O câncer de cabeça e pescoço é considerado um problema mundial de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento, está entre os dez tipos de câncer mais frequentes no mundo (INCA, 2014). A remoção da lesão prejudica a autoimagem, ocasiona sequelas psicológicas e déficits sensorial e funcional (LENZA et al, 2013). Além dessas reações é preciso lidar com as novas adaptações que ocorrerão na rotina diária provenientes da cirurgia. A traqueostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura da traqueia para o meio externo, com a finalidade de contornar um obstáculo mecânico das vias aéreas superiores, diminuindo a resistência respiratória, possibilitando a ventilação pulmonar por meio dessa via e, também, facilitando a remoção de secreções traqueobrônquicas em excesso (CASTRO et al, 2014). Objetivo: Relatar as ações de educação em saúde realizadas com paciente traqueostomizados como medida preventiva de complicações clínicas. Material e Método: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado no setor de Radioterapia de uma unidade hospitalar particular do Estado de Alagoas, e aborda a educação em saúde na assistência ao paciente com câncer de cabeça e pescoço submetido à traqueostomia. Resultados: Percebeu-se que as ações educativas estão presentes no conjunto de atribuições da equipe multiprofissional, e que neste setor as informações são transmitidas com eficácia, de modo que foi notável a diminuição da incidência de xerostomia, mucosites e infecções bucais devido a melhora da higienização oral. O presente relato faz parte da descrição de uma ação educativa com o propósito de levar o conhecimento sobre a prevenção de agravos decorrente do uso prolongado da traqueostomia. Em termos metodológicos, pode-se considerar que o uso do banner e da roda de conversa como recurso educativo, ampliaram a possibilidade de interação do ouvinte-paciente com a equipe de saúde e aumentou seu vínculo com o serviço, tornando mais acessível possíveis intervenções assistenciais. Conclusões: Portanto, foi possível perceber que as atividades de educação continuada são de grande relevância na assistência aos pacientes traqueostomizados, e que possuem grande poder de resolutividade quando associadas a equipe multiprofissional e a responsabilização do paciente.
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Autor Corporativo
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CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
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