INTRODUÇÃO: a Central de Material e Esterilização é um setor anexo às dependências do centro cirúrgico dos estabelecimentos assistenciais de saúde, sendo esta uma unidade funcional que presta assistência direta aos usuários realizando o processamento de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais reutilizáveis. O enfermeiro possui autonomia para exercer de modo intrínseco sua função neste ambiente, incluindo a função de responsável técnico. Além de administrar os processos de esterilização, o enfermeiro deve garantir o controle e a prevenção de infecções hospitalares que permeiam o ambiente. As infecções estão correlacionadas pelas transmissões dos agentes etiológicos através da população susceptível do hospital, tornando-se, desse modo, um grande desafio enfrentado pelos profissionais. OBJETIVO: descrever o papel da enfermagem na Central de Material e Esterilização quanto aos riscos de infecções que estão susceptíveis. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, fundamentada numa abordagem qualitativa realizada a partir de uma busca online de artigos publicados nas bases de dados da BVS, Cochrane, EBSCO, PubMed e na biblioteca eletrônica SciELO, em português e inglês, texto completo, no período de 2013 a 2018, utilizando as palavras-chave: esterilização, controle de infecção e segurança do paciente, cruzadas pelo operador booleano AND, onde foram analisados um total de 18 artigos. RESULTADOS: dentre as ações que repercutem a atuação do enfermeiro na Central de Material e Esterilização, os estudos evidenciaram os riscos que esses profissionais enfrentam cotidianamente ao realizar o processamento de materiais procedente do ato cirúrgico. Os riscos são provenientes da microbiota do paciente presente nos materiais, em consequência de procedimentos invasivos, e de acidentes com perfurocortantes. Esses fatos ocorrem com mais frequência no expurgo, local onda há o primeiro contato dos profissionais com os materiais oriundos das salas de cirurgias. Essa eventual ocorrência de danos causam adversidades à saúde do enfermeiro e gera prejuízo tanto na condição de trabalho quanto na sua condição social, por ser um indivíduo vulnerável a contrair infecções. CONCLUSÃO: a padronização de normas para validar o processo de trabalho dos enfermeiros neste setor é essencial, gerenciando de acordo com os órgãos de fiscalizações e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar instalada nos ambientes hospitalares. Os profissionais devem ser capacitados para executarem suas atividades com excelência, fazendo uso de equipamentos de proteção individual, educação continuada e trabalhar em conjunto o conhecimento técnico e embasamentos científicos, proporcionando assim o gerenciamento adequado dos riscos inerentes à Central de Material e Esterilização.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)