PAPEL DA ENFERMAGEM FRENTE AOS RISCOS DE INFECÇÕES NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

  • Autor
  • Angélica Barros Araújo
  • Co-autores
  • Eliza Rhaquel Rodrigues Santos , Sara Priscilla Diniz Lira , Ericka Holmes Amorim
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: a Central de Material e Esterilização é um setor anexo às dependências do centro cirúrgico dos estabelecimentos assistenciais de saúde, sendo esta uma unidade funcional que presta assistência direta aos usuários realizando o processamento de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais reutilizáveis. O enfermeiro possui autonomia para exercer de modo intrínseco sua função neste ambiente, incluindo a função de responsável técnico. Além de administrar os processos de esterilização, o enfermeiro deve garantir o controle e a prevenção de infecções hospitalares que permeiam o ambiente. As infecções estão correlacionadas pelas transmissões dos agentes etiológicos através da população susceptível do hospital, tornando-se, desse modo, um grande desafio enfrentado pelos profissionais. OBJETIVO: descrever o papel da enfermagem na Central de Material e Esterilização quanto aos riscos de infecções que estão susceptíveis. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, fundamentada numa abordagem qualitativa realizada a partir de uma busca online de artigos publicados nas bases de dados da BVS, Cochrane, EBSCO, PubMed e na biblioteca eletrônica SciELO, em português e inglês, texto completo, no período de 2013 a 2018, utilizando as palavras-chave: esterilização, controle de infecção e segurança do paciente, cruzadas pelo operador booleano AND, onde foram analisados um total de 18 artigos. RESULTADOS: dentre as ações que repercutem a atuação do enfermeiro na Central de Material e Esterilização, os estudos evidenciaram os riscos que esses profissionais enfrentam cotidianamente ao realizar o processamento de materiais procedente do ato cirúrgico.  Os riscos são provenientes da microbiota do paciente presente nos materiais, em consequência de procedimentos invasivos, e de acidentes com perfurocortantes. Esses fatos ocorrem com mais frequência no expurgo, local onda há o primeiro contato dos profissionais com os materiais oriundos das salas de cirurgias. Essa eventual ocorrência de danos causam adversidades à saúde do enfermeiro e gera prejuízo tanto na condição de trabalho quanto na sua condição social, por ser um indivíduo vulnerável a contrair infecções. CONCLUSÃO: a padronização de normas para validar o processo de trabalho dos enfermeiros neste setor é essencial, gerenciando de acordo com os órgãos de fiscalizações e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar instalada nos ambientes hospitalares. Os profissionais devem ser capacitados para executarem suas atividades com excelência, fazendo uso de equipamentos de proteção individual, educação continuada e trabalhar em conjunto o conhecimento técnico e embasamentos científicos, proporcionando assim o gerenciamento adequado dos riscos inerentes à Central de Material e Esterilização.

  • Palavras-chave
  • Esterilização, Controle de infecção, Segurança do paciente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Controle de Infecção
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)