INTRODUÇÃO: O traumatismo crânio-encefálico (TCE), de modo geral é qualquer lesão que acomete todo couro cabeludo, meninges, caixa craniana, e a depender da profundidade do trauma, pode atingir o cérebro. Apresenta-se como umas das graves doenças que afetam a sociedade, seu 1 impacto pode ser visto no setor de saúde pública, que sempre estão desenvolvendo estratégias para diminuir os danos causados por essa enfermidades. METODOLOGIA: Este estudo de caso tem abordagem individual, investigativa. Com etapas pré-determinadas primeiro foi feita a escolha do paciente baseado em seu diagnóstico, a coleta de dados, interpretação e resultados. Para a sua realização foram utilizados Artigos Científicos das seguintes bases de dados, SCIELO, MEDLINE, BIREME, PUBMED. OBJETIVOS: Avaliação de paciente politraumatizado específico em TCE, assistência de enfermagem ao cliente com TCE, Avaliação das consequências ao politraumatizado. FISIOPATOLOGIA: O TCE está dividido em três tipos: Trauma craniano fechado: O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana. Trauma com abaulamento 2. Na fratura com abaulamento, o osso fraturado se encontra afundado no crânio, podendo causar compressão ou lesão cerebral. Fratura exposta. Na fratura exposta ou trauma de crânio aberto. Geralmente ocorre uma laceração do couro cabeludo e músculos pericrânios, existindo comunicação direta entre a parte externa do crânio e danificação da meninges3 (dura mater, pia mater, e aracnoide) com o parênquima cerebral (tecido responsável pela função cerebral). CONCLUSÃO: Diante deste presente estudo nos mostra que a assistência ao paciente politraumatizado deve ter início no momento do atendimento inicial, ainda fora do ambiente hospitalar, durante o resgate e transporte dos pacientes, e intra- hospitalar dando continuidade ao atendimento de forma holística. O enfermeiro tem um papel , muito importante na equipe multidisciplinar pois detém do conhecimento técnico, cientifico, crucial a tomada de decisões precisas.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)