INTRODUÇÃO: a sepse é caracterizada por um conjunto de manifestações clínicas produzidas através de uma infecção local ou generalizada, causando reações de defesa do sistema imunológico e consequente lesões aos órgãos e tecidos corporais, comprometendo seu funcionamento. Diversas infecções podem causar sepse, desde as mais comuns, como a pneumonia e a infecção urinária, às mais graves, como meningite e feridas no corpo. No munícipio de João Pessoa-PB, no período de 2015 a 2018, dados disponíveis no DATASUS mostram que a taxa de mortalidade relacionada às infecções e internações hospitalares em caráter de urgência foram de 12,85%. A interação dos agentes patogênicos com o homem e o meio ambiente pode determinar uma infecção a partir das susceptibilidades do organismo com o patógeno agressor. Em nível hospitalar, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar atua no combate às infecções cruzadas, buscando medidas efetivas de prevenção e no controle adequado desta causa. OBJETIVO: descrever os casos de sepsemia ocorridos no estado da Paraíba, segundo o DATASUS. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo e de abordagem quantitativa. Utilizou-se dados secundários de domínio público, disponíveis no DATASUS, correspondentes ao período de 2006 a 2016, do estado da Paraíba, informados pelo Sistema de Informação Hospitalar através do TabNet. Por se tratar de dados de domínio público não foi necessário submeter o trabalho ao Comitê de Ética e Pesquisa. Foram investigadas as causas relacionadas aos casos de sepse de acordo com sexo, cor/raça, faixa etária, escolaridade e estado civil. RESULTADOS: as cinco causas foram elencadas, classificando os de maiores acometimentos. A idade média foi a partir dos 80 anos, sendo o sexo feminino de maior prevalência (901 casos). A cor/raça parda foi predominante, tendo como maior impacto, o sexo feminino (1.119 casos). Na escolaridade, sobrelevou o ano de 2016 com idades de 1 a 3 anos (98 casos), resultando um total de 168 casos. O estado civil que prevaleceu foi o casado, no ano de 2016 (64 casos), obtendo um total de 164 casos. Atualmente, a sepse é a principal causa de mortalidade nas Unidades de Terapia Intensiva, gerando custos altíssimos devido à necessidade de utilizar medicamentos e equipamentos sofisticados e trabalho multiprofissional adequado às necessidades do usuário (ILAS, 2018). CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a elevada mortalidade no estado da Paraíba em consequência da sepse. A gravidade e os custos elevados para realizar o tratamento causam impactos econômicos e sociais no meio em que o individuo esta inserido. O papel da enfermagem nesses casos é de extremo desafio, uma vez que, deve-se trabalhar com uma abordagem terapêutica visando à particularidade do indivíduo, constituindo a promoção de uma assistência resolutiva e que busque concordância com as evidências, culminando na recuperação do estado de saúde do paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)