Introdução: O câncer de boca representa um sério problema de saúde pública em quase todos os países do mundo, é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e cavidade oral que se originam no revestimento da boca ou em tecidos superficiais, estes são denominados carcinomas e correspondem a 96% dos tumores malignos da cavidade bucal. Os fatores de risco consistem nos maus hábitos como: déficit na higienização bucal, tabagismo, etilismo, alimentação inadequada, causas multifatoriais e outros aspectos hereditários impossíveis de serem alterados1. A odontologia desempenha uma função importante na assistência ao paciente, pois atua desde o momento do diagnóstico até o prógnóstico do tratamento2. A Educação em saúde é uma estratégia utilizada pela equipe multiprofissional com objetivo de levar a informação para a população, sobre a prevenção e promoção a saúde3. Objetivo: Elucidar a importância das práticas de saúde como prevenção ao câncer bucal, priorizando os ambientes de menor visualização e atuação. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem dinâmica sobre as intervenções educativas em saúde, realizadas em uma empresa multinacional e no ambiente hospitalar de alta complexidade, contemplando a temática da prevenção do câncer bucal. Resultados: Percebeu-se que as ações educativas executadas nos respectivos ambientes, foram de cunho informativo, onde o público apresentou boa receptividade e colaboração durante a prática exercida, em outro momento foi possível perceber a adesão às orientações transmitidas no processo de prevenção.Vivenciando essa perspectiva tornou-se possível observar a fragilidade dos níveis de informação do público alvo, decorrente da negligencia que existe na operacionalização de eventos que promovam a saúde nestes ambientes. Conclusão: Nesse sentido, acredita-se que as atividades de educação em saúde desempenham uma função muito importante como estratégia de intervenção educativa, pois contribui para a valorização dos conhecimentos e práticas do auto cuidado, as quais são fundamentais na reorientação das condutas individuais de saúde.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)