INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é uma constante, mas que frequentemente têm sido notificado casos sobre o erro humano na assistência de enfermagem. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um em cada dez pacientes hospitalizados é vítima de eventos adversos causados pela assistência prestada em hospitais, decorrentes do processo de cuidar. Quando esses cuidados se tratam de ser em Unidade de Terapia Intensiva onde é um local destinado ao atendimento exclusivo de pacientes graves ou de riscos que necessitam de assistência ininterruptas, é de suma importância que essa assistência esteja livre de possíveis eventos adversos. OBJETIVO: Enfatizar a importância sobre a segurança do paciente internado na unidade de terapia intensiva. METODOLOGIA: Realizada uma revisão de literatura integrativa na Biblioteca Virtual em Saúde com as bases de dados LILACS, BDENF , MEDLINE dos anos de 2015 a 2018, em português, foram encontrados 93 artigos, onde foram selecionados 3 artigos e uma dissertação excluindo os demais, por não se enquadrarem ao tema. RESULTADO E DISCUSSÃO: A segurança do paciente atualmente está sendo projeto de muitos estudos a fim de oferecer uma assistência de qualidade e livre de danos, principalmente ao paciente que está internado na Unidade de Terapia Intensiva , pois sabemos que é um ambiente onde estão os pacientes com problemas mais complexos, e a necessidade de lidar com equipamentos de ponta são características que rodeiam a unidade de terapia intensiva tornando-a um ambiente favorável para ocorrência de eventos adversos, e consequentemente menos segura para o paciente. Por isso que os debates que ocorrem a cerca dessa temática vem crescendo cada vez mais, pois sabemos que um simples erro pode interferir diretamente na saúde desse paciente no âmbito hospitalar (DUARTE, 2015). E a partir disso que foi criado o Programa Nacional de Segurança do paciente que tem por finalidade contribuir na qualidade do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, oferecendo assim uma assistência segura e posteriormente diminuindo os índices de negligência. Mesmo ainda existindo um déficit na cultura de segurança do paciente , muito se tem trabalho e investido em educação permanente nas unidades de saúde para sensibilização acerca da segurança do paciente com uma finalidade de um cuidado isento de erros e riscos para o usuário do serviço ( COSTA et al, 2016 ). CONCLUSÃO: Torna-se fundamental que os profissionais envolvidos na assistência dos pacientes, estejam sempre atentos ao seus conhecimentos sobre a temática, sempre relacionando com sua prática, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva , por ser um ambiente com muitas situações de urgência e emergência, onde a finalidade é recuperar a saúde desse paciente e não aumentar o risco do mesmo, a fim de oferecer uma assistência holistica, segura e de qualidade.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)