A SEGURANÇA DO PACIENTE COMO UMA CONSTANTE NAS UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

  • Autor
  • Maria Eduarda Santos Silva
  • Co-autores
  • Larissa Helena da Silva , Áurea Nunes de Oliveira , Bárbara Rafaelly Amâncio Silva , Diego Augusto Lopes Oliveira
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é uma constante, mas que frequentemente têm sido notificado casos sobre o erro humano na assistência de enfermagem. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um em cada dez pacientes hospitalizados é vítima de eventos adversos causados pela assistência prestada em hospitais, decorrentes do processo de cuidar. Quando esses cuidados se tratam de ser em Unidade de Terapia Intensiva  onde é um local destinado ao atendimento exclusivo de pacientes graves ou de riscos que necessitam de assistência ininterruptas, é de suma importância que essa assistência esteja livre de possíveis eventos adversos. OBJETIVO: Enfatizar a importância sobre a segurança do paciente internado na unidade de terapia intensiva. METODOLOGIA: Realizada uma revisão de literatura integrativa na Biblioteca Virtual  em Saúde com as bases de dados LILACS, BDENF , MEDLINE dos anos de 2015 a 2018, em português, foram encontrados 93 artigos, onde foram selecionados 3 artigos e uma dissertação excluindo os demais, por não se enquadrarem ao tema. RESULTADO E DISCUSSÃO: A segurança do paciente atualmente está sendo projeto de muitos estudos a fim de oferecer uma assistência de qualidade e livre de danos, principalmente ao paciente que está internado na Unidade de Terapia Intensiva , pois sabemos que é um ambiente onde estão os pacientes com problemas mais complexos, e a necessidade de lidar com equipamentos de ponta são características que rodeiam a unidade de terapia intensiva tornando-a um ambiente favorável para ocorrência de eventos adversos, e consequentemente menos segura para o paciente. Por isso que os debates que ocorrem a cerca dessa temática vem crescendo cada vez mais, pois sabemos que um simples erro pode interferir diretamente na saúde desse paciente no âmbito hospitalar (DUARTE, 2015). E a partir disso que foi criado o Programa Nacional de Segurança do paciente que tem por finalidade contribuir na qualidade do cuidado em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, oferecendo assim uma assistência segura e posteriormente diminuindo os índices de negligência. Mesmo ainda existindo um déficit na cultura de segurança do paciente , muito se tem trabalho e investido em educação permanente nas unidades de saúde para  sensibilização acerca da segurança do paciente com uma finalidade de um cuidado isento de erros e riscos para o usuário do serviço ( COSTA et al, 2016 ). CONCLUSÃO: Torna-se fundamental que os profissionais envolvidos na assistência dos pacientes, estejam sempre atentos ao seus conhecimentos sobre a temática, sempre relacionando com sua prática, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva , por ser  um ambiente com muitas situações de urgência e emergência, onde a finalidade é recuperar a saúde desse paciente e não aumentar o risco do mesmo, a fim de oferecer uma assistência holistica, segura e de qualidade.

  • Palavras-chave
  • Unidade de Terapia Intensiva, Segurança do paciente, Cuidados de enfermagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)