INTRODUÇÃO
A sepse é considerada uma síndrome complexa, grave e multifatorial, resultante de uma resposta desequilibrada à uma infecção e que se manifesta sistemicamente, promovendo disfunções prejudiciais à vida. Sua gravidade e abrangência são dependentes de fatores como o tempo decorrido entre o diagnóstico e a implementação do plano terapêutico adequado. É considerada um problema de saúde pública devido ao volume de pessoas acometidas em todo o mundo e mortalidade de um em cada quatro pacientes (INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE, 2015). É também fator desencadeante de cerca de cinquenta por cento dos casos de Lesão Renal Aguda em pacientes críticos, ocasionando o comprometimento do rim e/ou da função renal, fato este que aumenta os custos devido ao prolongamento do tempo de internação hospitalar em unidades de cuidados intensivos e a necessidade da Terapia Renal Substitutiva (SANTOS; MAGRO, 2015; SANTOS; MENDONÇA, 2015; CRUZ, 2014).
OBJETIVO
Investigar a ocorrência de lesão renal aguda em pacientes com sepse.
MATERIAL E MÉTODO
Estudo descritivo, transversal com coleta de dados retrospectiva e abordagem quantitativa, desenvolvido em uma unidade de terapia intensiva adulta de um hospital universitário em Natal, Rio Grande do Norte. Foram incluídos pacientes admitidos durante o ano de 2015 com diagnóstico médico de sepse, sepse grave ou choque séptico, sem acometimento renal estabelecido, com idade igual ou superior a dezoito anos e tempo de internação mínimo de quarenta e oito horas, que apresentaram aumento no nível basal ? 1,5 vezes nos valores da creatinina sérica, e/ou um volume urinário ? 400 mL em 6 horas. Para a classificação da Lesão Renal Aguda, utilizou-se o Risk Injury Failure Loss End-Stage Kidney Disease. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer n.030473.
RESULTADOS
A população estudada constou de 247 pacientes. Quanto ao sexo, 55,87% eram homens, as idades variaram de 20 a 93 anos, com média de 59,66.
No que se refere ao desenvolvimento de Lesão Renal Aguda, identificou-se uma incidência de 28,00% e taxa de mortalidade de 17,00%. Resultado semelhante foi identificado em um estudo realizado na região Sudeste do Brasil, no qual a Lesão Renal Aguda em ambiente hospitalar atingiu cerca de 25,00% dos pacientes críticos (INÁCIO et al., 2017). Outro estudo realizado no Sul do Brasil, identificou resultados superiores, acometendo cerca de 50,00% dos pacientes (SCHMIDT, 2O16).
A hipotensão severa e o choque distributivo promovem danos estruturais e morte celular, bem como o uso de antibióticos potencialmente nefrotóxicos podem estar associados à tal comprometimento renal (VENOT et al., 2015).
CONCLUSÃO
O diagnóstico de sepse é um importante fator de risco para Lesão Renal Aguda em pacientes críticos, apresentando acometimento em 28,00% dos pacientes estudados, onde tal comprometimento aumenta os custos hospitalares e precariza o prognóstico dos mesmos.
Espera-se que os resultados deste estudo possam alertar os profissionais de saúde para esta realidade, estimular a adoção de medidas preventivas a esse agravo, bem como contribuir para a melhoria da qualidade da assistência e redução da mortalidade em pacientes críticos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)