A assistência ao pré-natal é realizada historicamente pelo enfermeiro e médico, com o intuito de prevenir, diagnosticar e tratar eventos indesejáveis durante a gestação. Entende-se que a gestação é um fenômeno fisiológico, porém, algumas delas podem evoluir para o desenvolvimento de patologias. A pré-eclâmpsia é uma síndrome que pode ocorrer a partir da 20° semana de gestação, durante o parto ou até 48h após o parto, manifestando-se principalmente em primigestas em países desenvolvidos, sua apresentação ocorre por meio do aumento gradual da pressão arterial, proteinúria e edema generalizado. Em 2011 o Ministério da Saúde cria a Rede Cegonha com o objetivo de reduzir as taxas de morbimortalidade materna no Brasil, nas últimas décadas houve uma redução dessas taxas, porém, os números ainda são insatisfatórios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Hipertensão Arterial Sistêmica na gestação é a segunda maior causa de mortes maternas. Tais óbitos ocorrem por causas ainda evitáveis e a equipe de enfermagem tem papel fundamental no acompanhamento do pré-natal, na identificação das gestantes com suspeita de pré-eclâmpsia e nas orientações quanto aos riscos e importância do tratamento adequado. Este estudo tem o objetivo de demonstrar a importância do enfermeiro nas consultas de pré-natal para identificação precoce e orientações acerca da pré-eclâmpsia. Foi realizada uma revisão integrativa conduzida pelas seguintes etapas: elaboração da questão norteadora da pesquisa, busca na literatura, extração de dados, análise e síntese. Com busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Tendo como critérios de inclusão artigos completos publicados na língua portuguesa e espanhola, entre os anos de 2008 a 2018 e como critérios de exclusão os artigos publicados em outras línguas. Foram encontrados 27 artigos, sendo selecionados 14 artigos. Com o estudo percebeu-se que a continuidade rigorosa dessa gestante ao pré-natal é a única forma de reduzir a mortalidade materna e neonatal, além disso, torna-se de grande valia os recursos de imagem como a ecografia e o doppler, permitindo a análise das artérias uterinas, umbilicais, das artérias cerebral média, aorta abdominal, renais, ducto venoso e seio transverso. Portanto, é imprescindível que a assistência prestada pelo enfermeiro seja qualificada de forma humanizada, visando a identificação precoce das diferentes formas de apresentação da Síndrome Hipertensiva da Gestação, utilizando escalas que avaliem a sintomatologia da pré-eclâmpsia e sua evolução, além de monitorar a pressão arterial e os exames laboratoriais.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)