INTRODUÇÃO: A hemoterapia É uma importante área de estudos, uma vez que compreende o uso de um grande número de recursos materiais e humanos pois constitui-se em uma das alternativas terapêuticas mais efetivas no tratamento de determinadas patologias e na reposição de hemocomponentes e hemoderivados essenciais à manutenção da vida. A hemoterapia é um dos diversos segmentos da saúde onde os profissionais de enfermagem exercem sua prática. Nesse contexto, o enfermeiro desempenha um importante papel, seja no atendimento a doadores e/ou a receptores, na busca constante em disponibilizar serviços e produtos de qualidade, na produção de hemocomponentes, no atendimento assistencial e no desenvolvimento do ensino e da pesquisa no setor. Para tanto, a atuação do enfermeiro é essencial devido aos conhecimentos específicos e habilidades técnicas para o processo de transfusão e doação de sangue, visando à prevenção de riscos. OBJETIVO: Assim, objetivou-se com o estudo investigar na literatura a atribuição dos enfermeiros em serviços de hemoterapia e no processo de transfusão e doação de sangue. MÉTODO: O presente estudo utiliza como método a revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A amostra final resultou em artigos que atenderam aos critérios de inclusão temporal, ou seja, publicados entre janeiro de 2010 a junho de 2017. RESULTADOS: Foi possível compreender a necessidade de se explorar as dimensões dos papéis profissionais em hemoterapia, as possibilidades de captação de novos doadores, os motivos que levam os pacientes a doação de sangue, características, perfil epidemiológico e satisfação dos receptores. CONCLUSÃO: Destaca-se a necessidade desses profissionais terem educação permanente a respeito do tema, além de treinamento em serviços, para uma conduta mais adequada mediante qualquer intercorrência que possa acontecer, visando a um melhor atendimento e sem riscos maiores para o paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)