INTRODUÇÃO: A Enterocolite Necrosante constitui-se em uma síndrome clínico patológico multifatorial, caracterizando-se por um distúrbio inflamatório gastrointestinal, acometendo em especial neonatos prematuros e de baixo peso se manifestando de modo exagerado e severo em um ambiente de imaturidade intestinal, tendo como consequência à necrose de coagulação do trato gastrointestinal (LIMA et al, 2015). OBJETIVOS: Relatar os cuidados iniciais de enfermagem ao prematuro com a enterocolite necrosante. MATERIAIS E METODOS: Trata-se de uma revisão de literatura baseadas nas plataformas Scielo e Pubmed, utilizando os descritores ‘enfermagem neonatal’, ‘enterocolite necrosante’, ‘unidade de terapia intensiva’, onde 3 artigos foram selecionados analisando os títulos e textos disponíveis em português e na íntegra. RESULTADOS: Segundo ARAUJO e outros (2008), os sinais específicos são: abdome distendido, sangue nas fezes ou no conteúdo gástrico, retenção gástrica, eritema ou enduração abdominal localizada e vômitos biliosos. Para LAM et al, 2017, alguns cuidados de enfermagem importante durante o tratamento são: medir a circunferência abdominal e controlar o peso diariamente; observar e registrar aspecto do resíduo gástrico, presença de sangue nas fezes, hipoatividade, irritabilidade, perfusão, distensão abdominal, apneias; instalar balanço hídrico rigoroso e uso de antibiótico. CONCLUSÃO: Diante do exposto, observou-se que a enfermagem é primordial no cuidado do prematuro apresentando a patologia abordada, visando um exame físico detalhado, com ênfase na inspeção e avaliação do abdome no recém-nascido, descobrindo suspeitas, para diagnosticar precocemente o paciente, melhorando o quadro clinico.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)