INTRODUÇÃO: O Brasil é um país com altos índices de morte por trauma a principal causa é o acidente de trânsito que muitas vezes provoca múltiplos traumas. O trauma consiste em uma lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, que pode ser produzida por agentes físicos, químicos ou elétricos, de forma acidental ou intencional, capaz de produzir perturbações locais ou sistêmicas. (BORGES; BRASILEIRO, 2018). OBJETIVOS: Descrever a importância da sistematização dos cuidados de enfermagem realizada frente ao paciente com múltiplos traumas. METODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, baseadas nas plataformas Scielo e Pubmed utilizando os descritores ‘enfermagem em emergência’, ‘assistência de enfermagem’, ‘múltiplo traumas’, onde 3 artigos foram selecionados, analisando os títulos e textos disponíveis em português e na íntegra no período de 2013 a 2018. RESULTADOS: O paciente com múltiplos traumas sofre um processo extremamente doloroso, confuso e permeado pelo medo frente à morte, necessitando de equipamentos e cuidados complexos. O enfermeiro é um dos profissionais responsáveis por tratar o paciente de forma integral analisando aspectos físicos e psicológicos (CESTARI et al,2015). Os cuidados devem ser baseados na sistematização da assistência de enfermagem (SAE), na qual contem três etapas: Diagnóstico, intervenção e resultado de enfermagem, deve ser realizado o exame físico (ABCDEs), medidas auxiliares ao exame primário; exames secundários (da cabeça aos pés); medidas auxiliares ao exame secundário; reavaliação, monitoração contínua e prevenção de complicações e sequelas (BERTONCELLO; CAVALCANTI; ILHA, 2013). CONCLUSÃO: O enfermeiro é responsável por prestar cuidados a pacientes graves incluindo assim à vítima de múltiplos traumas, como instrumento para realização do cuidado a SAE é de extrema relevância na assistência ao paciente, pois trata o paciente de forma integral baseada nas teorias de enfermagem e padroniza o cuidado e direciona o enfermeiro na assistência ao paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)