A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) configura-se como um ambiente adequado para assistência à saúde de recém-nascidos em estado crítico. A partir de meados do século XX, com o desenvolvimento tecnológico foram empregados diversos equipamentos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN) para assistência aos neonatos hospitalizados, objetivando reduzir a taxa de morbimortalidade neonatal. O foco do cuidado, na maioria das vezes, é afastado para a maquinaria ao seu redor e sua condição de doença, pois, no ambiente da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a equipe está voltada para dominar e manusear as ferramentas que auxiliam o cuidar. Este trabalho tem como objetivo evidenciar a atuação do enfermeiro frente Ao manejo de terapias alternativas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, com busca nas bases de dados Scientific Eletetronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Tendo critérios de inclusão artigos publicados na língua portuguesa entre os anos de 2013 a 2017. Foram encontrados 12 artigos dos quais 5 foram selecionados. Os neonatos submetidos à hospitalização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal necessitam de uma assistência holística e humanizada, tendo em vista que esses pacientes passam por momentos desagradáveis como estresse e dor durante os procedimentos invasivos. Além disso, fatores extrínsecos podem influenciar no estado emocional do paciente, nesse caso, os neonatos podem sentir-se desconfortáveis na presença de ruídos sonoros, por exemplo, e/ou causar alterações fisiológicas. É necessário proporcionar um cuidado humanizado ao neonato por meio do uso de terapias alternativas, objetivando conforto e qualidade de vida. Além disso, diante de suas competências profissionais, o enfermeiro disponibiliza de aparato técnico-científico para desenvolver o cuidado integral e holístico ao paciente.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)