INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infecciosa com repercussões negativas nos grupos de maior vulnerabilidade a exemplo dos idosos por apresentar maior debilidade em razão da senilidade que contribui com o enfraquecimento do sistema imunológico, que aumenta a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças oportunistas com evolução critica o que pode levar o idoso a necessitar de cuidados intensivos. Neste cenário a equipe de enfermagem inserida na Unidade de Terapia Intensiva é de fundamental importância na prestação de cuidados ao idoso com tuberculose. OBJETIVOS: Analisar as ações da enfermagem no manejo da infecção por tuberculose no idoso admitido na Unidade de Terapia Intensiva. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão da literatura, realizada no mês de abril no ano de 2019 por intermédio da busca eletrônica na Biblioteca Virtual de Saúde e na Scientific Electronic Library Online, através dos Descritores em Ciências da Saúde: tuberculose, idoso, enfermagem e unidade de terapia intensiva. Foram incluídos os artigos publicados em português, publicados entre 2013 e 2019. Excluíram-se os estudos que não se encontravam disponíveis na íntegra e que estavam fora da temática. A busca resultou em 7 artigos e 1 dissertação. RESULTADOS: Os estudos analisados evidenciam a preocupação com a elevada incidência da tuberculose no idoso, visto que esta população já traz consigo diversas comorbidades. A elevada taxa de doentes com tuberculose na unidade de terapia intensiva expressa a necessidade do aprimoramento das ações de controle da doença. A equipe de enfermagem assume protagonismo na assistência ao doente idoso inserido na unidade de terapia intensiva, assistindo-o em suas necessidades de maneira integral. No cenário da tuberculose, a atuação da enfermagem vai desde a anamnese até a implementação de ações de controle, administração da antibioticoterapia, e a promoção da adesão ao tratamento com ênfase na educação em saúde para o seguimento da terapêutica conjunta a família, afim de seguir corretamente o tratamento após a alta na Unidade de Terapia Intensiva tendo em vista o maior controle epidemiológico da tuberculose com aumento dos casos de cura da doença e redução dos casos de abandono, droga resistência e óbito. CONCLUSÕES: Conclui-se que o enfermeiro tem papel essencial na assistência prestada ao idoso na unidade de terapia intensiva assim como no controle e diagnóstico da tuberculose, por desempenharem ações contínuas ao doente crítico que necessita de cuidados.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)