INTRODUÇÃO:
O canabidiol é um agente químico produzido pela Canabis sativa (maconha), sendo extraído o óleo da flor que se encontra na planta, para a produção do fármaco. Sua utilização para fins de consumo e terapêutico é legalizada em países como Estados Unidos da América, Uruguai e Israel; no Brasil uso da canabis é proibido por apresentar efeito alucinógeno, porém, em 2015 a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária liberou a sua produção para algumas empresas afim de ofertar o canabidiol a pacientes críticos e que precisam do tratamento, entretanto, é necessário que haja a liberação e registro de um médico. O produto é muito utilizado em crianças para o tratamento de epilepsias, convulsões e para problemas na pele. Dessa forma questiona-se: Qual a indicação clínica do uso do canabidiol para tratamento em crianças de acordo com a literatura?
MATERIAL E MÉTODO:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, para seu norteamento a pergunta de pesquisa foi elaborada de acordo com a estratégia de PICo, onde P (paciente) – crianças, I (interesse) – uso clínico do canabidiol e o Co (contexto) – literatura científica. Inicialmente foram selecionados os descritores em saúde: “Canabidiol”, “Crianças” e “Tratamento”, estes, foram cruzados com o operador booleano and entre eles na Biblioteca Virtual de Saúde, no qual surgiram 23 artigos. Sendo inclusos textos completos disponíveis, publicados em inglês, espanhol e português, que atendessem e incluíssem pesquisas envolvendo o tratamento com canabidiol, foram excluídos aqueles em que a temática não estava relacionada a crianças.
RESULTADOS:
Compuseram a amostra 10 artigos, dentre estes foi possível observar que o seu uso foi eficaz para o tratamento de patologias como a Síndrome de Dravet, comum nos primeiro anos de vida, sendo um distúrbio de epilepsia onde se apresenta convulsões de alto risco; na Síndrome de Lennox-Gastaut, uma encefalopatia epilética e na Epidermólise Bolhosa, uma enfermidade congênita que está presente na pele e mucosas sendo um defeito nas proteínas entre a derme e a epiderme, criando bolhas e posteriormente cicatrizes com traumas. De forma geral o uso do canabidiol mostrou-se eficaz para o tratamento de crises de epilepsia, os problemas graves relacionados à patologia não apresentava eficácia com o uso de outros fármacos, quando os enfermos fizeram o uso do composto da cannabis foram diminuindo as crises até serem controladas.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista os dados apresentados, conclui-se que o canabidiol tem função terapêutica no tratamento de epilepsias em crianças, diminuindo e controlando as crises. Espera-se que os resultados apresentados estimulem o desenvolvimento de pesquisas nas múltiplas áreas da saúde para fortalecimento científico da temática.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)