INTRODUÇÃO: A morbimortalidade das vítimas de parada cardíaca está relacionada, dentre outros fatores, à habilidade dos profissionais de saúde ou leigos em usar apropriadamente seu conhecimento e capacidade de realizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Há, inclusive, relatos na literatura sobre o benefício da RCP realizada no atendimento pré-hospitalar por leigos na sobrevida de pacientes. Diante dessa realidade, a enfermagem tem a autonomia e a função de atuar na educação da comunidade, aqui, no contexto da universidade. As ligas acadêmicas podem ser consideradas como organizações estudantis, onde um grupo de estudantes decide se aprofundar em determinado tema e sanar demandas da população. A Liga Acadêmica de Cuidados Críticos em Enfermagem (LACCEN) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atua no contexto do paciente crítico, tanto no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como no atendimento pré-hospitalar. OBJETIVO: Descrever a experiência da execução dos “30 minutos de RCP” da LACCEN. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem integrantes da LACCEN durante a execução da ação de extensão denominada “30 minutos de RCP”. RESULTADOS: Foi realizada pela LACCEN uma aula teórica-prática com alunos da graduação de enfermagem no espaço livre da Escola de Enfermagem (Eenf) da UFAL. Esse evento faz parte das ações extensionistas realizadas pela LACCEN. A liga visou sanar dúvidas sobre a conduta diante da RCP e, em seguida, foi feita prática do tema proposto. A atividade foi dividida em momentos, inicialmente, foi realizada na referida universidade a explanação teórica do conteúdo somada à realização de estações práticas que possibilitaram submeter os discentes ao manejo de uma simulação de RCP, essa tarefa foi realizada após a demonstração por um profissional. A aplicação de perguntas acerca de tópicos relevantes da RCP foi uma estratégia utilizada para aferir o nível de conhecimento prévio e absorção do conteúdo pelos alunos. Houve contribuições da relação teoria-prática nesse processo de formação acadêmica, observou-se como ocorreu a unificação e como se pode construir uma relação integrativa entre ambas, satisfazendo as necessidades do processo de formação de ensino e aprendizagem. CONCLUSÃO: A experiência relatada aproxima o estudante da realidade, visto que a abordagem da RCP durante a graduação é muito rápida e, muitas vezes, ele não sente capaz em executá-la. A prática através da repetição aprimora técnica e traz a segurança àquele que durante sua prática nos serviços de saúde poderá lançar mão dela para salvar uma vida.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)