INTRODUÇÃO: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é responsável por assistir indivíduos graves com falência de um ou mais sistemas orgânicos e que sejam recuperáveis. Infelizmente algumas patologias podem evoluir com limitações principalmente respiratórias e que terminam por determinar uma permanência prolongada desses indivíduos dentro do ambiente da UTI, por exigirem continuamente suporte ventilatório para garantir um suporte adequado de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma discente de Enfermagem durante uma aula prática em uma UTI pediátrica acerca dos cuidados prestados à pacientes de longa permanência internos na UTI pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). METODOLOGIA: O presente estudo é um relato de experiência de abordagem qualitativa. A aula pratica a ser relatada faz parte do componente curricular Atenção ao Paciente Critico da graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. A aula aconteceu na UTI pediátrica do HUAC no mês de abril de 2019. RESULTADOS: Durante a aula prática foram prestados cuidados a dois pacientes que estão internados na UTI pediátrica há sete anos, e possuem uma doença neurodegenerativa que os tornam dependentes da ventilação mecânica. Os cuidados de enfermagem consistiam em promover a integridade da pele com a mudança de decúbito, troca de fraldas periódicas e uso de creme de barreira. Cuidados na manipulação da gastrostomia durante a administração da dieta para evitar infecções, a aspiração das vias aéreas conforme era necessária e diariamente são realizados os cuidados de higiene. Apesar dos pacientes não se comunicarem, toda a assistência foi prestada de forma humanizada, respeitando a individualidade de cada um. CONCLUSÃO: Considerando que são pacientes estáveis, é papel da enfermagem proporcionar uma assistência segura, evitando que os mesmos desenvolvam comorbidades advindas de falhas na assistência e desenvolvam complicações como Infecções Associadas a Assistência em Saúde (IrAS). Mesmo apresentando-se hemodinamicamente estáveis, o ambiente de UTI apresenta riscos e estresses que podem agravar o estado de saúde dos pacientes. Outro ponto de destaque é o desejo das mães em cuidar dos seus filhos em casa, impedido por procedimentos burocráticos que impossibilitam a estruturação de um home care para que os mesmos possam desfrutar da convivência de toda sua família.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)