PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

  • Autor
  • Luíza Thomé de Araújo Macêdo
  • Co-autores
  • Luís Antônio Soares da Silva , Wederson Farias de Souza , Aila Marôpo Araújo
  • Resumo
  • As práticas integrativas e complementares (PICs) são de fundamental importância para a população no que tange a promoção, proteção e recuperação da saúde. Estas são baseadas em conhecimentos empíricos e científicos, e podem ser utilizadas nos diferentes níveis de assistência da saúde, no entanto, são mais encontradas na atenção primária à saúde quando comparada à média e alta complexidade. Nesse sentido, a unidade de terapia intensiva (UTI) que usualmente é utilizada pelos profissionais com o uso exclusivo do tratamento convencional, destaca-se a importância do ensino das PICS neste cenário para a formação do enfermeiro. Tendo por objetivo conhecer a percepção dos alunos do curso de enfermagem sobre a utilização das práticas integrativas e complementares em unidade de terapia intensiva. Trata-se de um relato de experiência que tomou por base uma atividade proposta pela disciplina de Terapias Alternativas que buscava conhecer o conhecimento dos alunos do curso de Graduação em Enfermagem do 1º, 3º e 5º períodos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN, quanto a utilização das PICs na UTI. O questionário aplicado utilizou-se da plataforma online de perguntas, Survey Monkey. A aplicação ocorreu durante o mês de abril de 2019, e contemplava os seguintes tópicos: 1 - Qual é o período de enfermagem que você está cursando?; 2 - Você sabe o que são as PICs?; 3 - Você sabe quais os cuidados são ofertados na Unidade de Terapia intensiva?; 4 - Você acha que as PICs são disponibilizadas no/em?; 5 – Você acha que as PICs podem ser utilizadas na UTI?; 6 - Caso você conheça alguma PIC, qual você acha que melhor se adequaria na UTI?. As experiências vivenciadas com o estudo foi de grande importância na vida acadêmica, pois nos mostrou as dificuldades de desenvolver uma pesquisa científica, como também, evidenciou a importância da disciplina na nossa grade curricular. A atividades trouxe os seguintes aspectos para reflexão: foram o total de 46 respondentes, 13 alunos do 1º período, 9 alunos do 3º período e 24 alunos do 5º período. Destes 63,04% afirmaram saber o que são as PICs e 36,96% não; 58,70% sabem sobre os cuidados ofertados na unidade de terapia intensiva e 41,30% desconhecem; 67,39% afirmam que as PICs são ofertadas nos sistemas público e privado, 26,09% afirmam que são ofertadas apenas no público e 6,52% apenas particular; 95,65% afirmam que as PICs são utilizadas na UTI e 4,35% responderam que as PICS não podem serem utilizadas na UTI; 27,27% afirmaram não saber ou conhecer quaisquer práticas utilizadas na UTI, 16,36% mencionaram a musicoterapia e 14,54% relataram a cromoterapia como práticas mais usuais na UTI. Com isso, podemos concluir que os alunos demostraram conhecer as PICS e que estas podem ser utilizadas na UTI. Assim como, o estudo foi relevante para a avaliação e preparo da disciplina uma vez que foram entrevistados alunos de diferentes períodos.

  • Palavras-chave
  • Unidades de Terapia Intensiva, Terapias Complementares, Enfermagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Terapia Intensiva
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Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

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