As práticas integrativas e complementares (PICs) são de fundamental importância para a população no que tange a promoção, proteção e recuperação da saúde. Estas são baseadas em conhecimentos empíricos e científicos, e podem ser utilizadas nos diferentes níveis de assistência da saúde, no entanto, são mais encontradas na atenção primária à saúde quando comparada à média e alta complexidade. Nesse sentido, a unidade de terapia intensiva (UTI) que usualmente é utilizada pelos profissionais com o uso exclusivo do tratamento convencional, destaca-se a importância do ensino das PICS neste cenário para a formação do enfermeiro. Tendo por objetivo conhecer a percepção dos alunos do curso de enfermagem sobre a utilização das práticas integrativas e complementares em unidade de terapia intensiva. Trata-se de um relato de experiência que tomou por base uma atividade proposta pela disciplina de Terapias Alternativas que buscava conhecer o conhecimento dos alunos do curso de Graduação em Enfermagem do 1º, 3º e 5º períodos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN, quanto a utilização das PICs na UTI. O questionário aplicado utilizou-se da plataforma online de perguntas, Survey Monkey. A aplicação ocorreu durante o mês de abril de 2019, e contemplava os seguintes tópicos: 1 - Qual é o período de enfermagem que você está cursando?; 2 - Você sabe o que são as PICs?; 3 - Você sabe quais os cuidados são ofertados na Unidade de Terapia intensiva?; 4 - Você acha que as PICs são disponibilizadas no/em?; 5 – Você acha que as PICs podem ser utilizadas na UTI?; 6 - Caso você conheça alguma PIC, qual você acha que melhor se adequaria na UTI?. As experiências vivenciadas com o estudo foi de grande importância na vida acadêmica, pois nos mostrou as dificuldades de desenvolver uma pesquisa científica, como também, evidenciou a importância da disciplina na nossa grade curricular. A atividades trouxe os seguintes aspectos para reflexão: foram o total de 46 respondentes, 13 alunos do 1º período, 9 alunos do 3º período e 24 alunos do 5º período. Destes 63,04% afirmaram saber o que são as PICs e 36,96% não; 58,70% sabem sobre os cuidados ofertados na unidade de terapia intensiva e 41,30% desconhecem; 67,39% afirmam que as PICs são ofertadas nos sistemas público e privado, 26,09% afirmam que são ofertadas apenas no público e 6,52% apenas particular; 95,65% afirmam que as PICs são utilizadas na UTI e 4,35% responderam que as PICS não podem serem utilizadas na UTI; 27,27% afirmaram não saber ou conhecer quaisquer práticas utilizadas na UTI, 16,36% mencionaram a musicoterapia e 14,54% relataram a cromoterapia como práticas mais usuais na UTI. Com isso, podemos concluir que os alunos demostraram conhecer as PICS e que estas podem ser utilizadas na UTI. Assim como, o estudo foi relevante para a avaliação e preparo da disciplina uma vez que foram entrevistados alunos de diferentes períodos.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)