ENFRENTAMENTO E DESAFIOS MATERNAL NA FASE DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO COM FISSURA LABIAL/PALATINA

  • Autor
  • Rejane Silva dos Santos
  • Resumo
  •  

    Introdução:  As dificuldades para criança com fissura labial/palatina é colocar toda a sua cavidade oral no peito da mãe. A fase de amamentação compreende uma expectativa maternal, então é importante que a assistência de enfermagem seja integralizada e humanizada logo quando recebe o diagnóstico. A fissura labial/palatina pode acometer vários indivíduos e acarretar múltiplos problemas de saúde tanto físico como mental, essas deformidades craniofaciais afetam 5% dos nascidos vivos em todo país. Objetivos: Descrever características e sentimentos dessa fase do aleitamento das mães de recém-nascido com fissura labial/palatina. Metodologia: Revisão de literatura qualitativa com o intuito de conhecer o processo de desafios e enfrentamento maternal em crianças com fissura labial/palatina. A coleta de dados foi realizado entre fevereiro e abril de 2019, utilizado a pesquisa de bases de dados o Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PUBMED). Resultados: A pesquisa mostrou grande dificuldade de crianças com fissura quanto ao aleitamento materno. O diagnóstico da fissura labial/palatina gera uma certa ansiedade nas mães, tendo-se um sentimento de diferente, como: a não aceitação, preocupação, choro, entre outros aspectos. Na amamentação, os bebês devem ser posicionados semieretos de frente para o corpo da mãe com inclinação do corpo materno para o lactente. Existe vantagens da amamentação em crianças com fissuras labiais devido ao ato de sugar mais. O bebê tem dificuldade na deglutição, devido a desestruturação responsável por essa função. O bebê apresenta dificuldade na amamentação devido a sucção inadequada, fazendo-se com que há grandes quantidades de escape do leite na cavidade nasal. Durante este intervalo de tempo, a mãe se encontra bastante ansiosa e com medo, causando um impacto na saúde mental materna. As principais dificuldades para as mães com bebês que apresenta fissura labiopalatina são: engasgos, ganho de peso insuficiente, sucção fraca, dificuldade na pega e trauma mamilar. Conclusão: O posicionamento adequado e as recomendações durante esta fase da criança diagnosticada com fissura labiopalatina é de grande relevância para que a mãe consiga adaptar-se as mudanças durante todo o processo. As dificuldades apresentadas da mãe com crianças que tem a fissura labiopalatina afeta também o emocional e mental da criança, dificultando no tratamento e reabilitação. A orientação do enfermeiro mostra grande eficácia para diminuir o sofrimento e as dificuldades maternais.

     

  • Palavras-chave
  • Amamentação, comportamento materno, fissura palatina, lactente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem Pediátrica
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)