INTRODUÇÂO: A Realidade Virtual é uma tecnologia computacional que propicia uma resposta sensorial artificial, possibilitando que o individuo vivencie atividades e eventos semelhantes aos da vida real e desenvolva habilidades motoras. A percepção de noção do posicionamento de seu corpo no espaço permite que ele interaja com componentes virtuais em tempo real, promovendo a aprendizagem de estratégias adaptativas de controle motor em resposta a estímulos do meio. Essa tecnologia tem sido amplamente usada no campo da medicina, pois propicia que o paciente seja submetido a situações desafiantes, porém em segurança. Podendo ser utilizada nas mais diversas intervenções, como tratamento de fobias, treinamentos cirúrgicos, reabilitação, exercícios e terapias de tolerância à dor, entre outros. As tarefas com Realidade Virtual são de fácil utilização e entendimento, além, de mais interessantes para o usuário, posibilitam um melhor resultado clínico, auxiliando na supervisão do terapeuta, sendo uma ferramenta para o tratamento de crianças. OBJETIVOS: Analisar a utilização da Realidade Virtual na reabilitação motora de crianças, buscando verificar seus efeitos e suas formas de aplicação. MATERIAL E MÉTODO: Revisão bibliográfica, desenvolvida com artigos coletados na base eletrônica PubMed, usando os decritores “Pediatric”, “Reality virtial” e “Motor”. Teve como critérios de inclusão: estudos em língua inglesa; disponíveis na íntegra; publicados no período de 2014 à 2018; que utilizassem em sua metodologia protocolos com realidade virtual, voltados para a reabilitação motora de crianças, com idade máxima de áte 12 anos. Foram encontrados 65 artigos, dos quais 19 foram previamente selecionados e submetidos a uma análise mais criteriosa. RESULTADOS: Foram verificadas utilizações da Realidade Virtual no tratamento de crianças com complicações motoras, decorrentes de condições como: Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Distrofia Muscular de Duchenne, entre outras. Suas aplicações ocorreram por meio de jogos e protocolos desenvolvidos, além da associação com outras técnicas, promovendo melhora motora e muscular dos pacientes. CONCLUSÃO: Os estudos analisados demostraram que a Realidade Virtual podem ser utilizadas como ferramentas eficazes para os tratamentos de crianças com transtornos motores. Corroborando para melhoria da motricidade destas, apresentando fácil aplicação e entendimento, trazendo assim, efeitos positivos no quesito reabilitação.
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Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
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