Introdução: Os cuidados paliativos englobam toda a esfera do paciente não tendo o papel de apressar o processo de morte ou morrer e sim de prestar toda a assistência durante o estado de saúde aumentando o alivio da dor e promovendo o cuidado humanizado. O presente trabalho foi de grande importância pois permitiu o estabelecimento de vinculo entre os acadêmicos e os familiares atuando no conforto e no bem estar físico e mental. Objetivo: Relatar a experiência da assistência de enfermagem prestada ao paciente em cuidados paliativos por trauma crânio encefálico grave. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Realizado em um Hospital Terciário referência em atendimento de queimados, situado no município de Fortaleza-CE, em Abril de 2019, durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem em urgência e emergência. O participante do estudo foi o paciente em cuidados paliativos. Para a coleta e a análise de dados foi utilizada a pesquisa em literatura pertinente ao tema bem como a experiência vivenciada no hospital através da prestação de cuidados de enfermagem. Acompanhamos o processo de assistência da equipe multiprofissiona e diagnóstico médico, sobre o risco de morte eminente devido ao seu estado de lesão cerebral irreversível.O estudo atendeu os preceitos da Resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Durante as atividades diárias ficamos expostos a determinadas doenças ou acidentes que podem causar uma lesão grave irreversível fazendo com que o leito de hospital seja o ambiente familiar. É neste momento que o paciente pode entrar em cuidados paliativos por conta de uma lesão principalmente na região cerebral, sendo função da enfermagem e da equipe multiprofissional prestar os cuidados paliativos prevenindo o alívio da dor durante todo o processo de morte e morrer, promovendo a dignade humana. Todos os profissionais da saúde devem dar o seu total apoio aos familiares explicando-os que há risco de morte nos próximos dias e deixando-os cientes da gravidade assim promovendo a humanização do cuidado. O paciente entrou nesse estado devido a colisão de bicicleta e motocicleta que causou um trauma crânio encefálico não cirúrgico com contusões hemorrágicas e edema cerebral difuso com desvio em linha média, evoluindo para sequelas neurológicas graves, sem reflexos de tronco, exceto de tosse, presença de infecção e insuficiência respiratória. Conclusão: A enfermagem é uma profissão que em toda a sua linha de cuidado está conectada com o paciente e também com os familiares e seus acompanhantes promovendo o bem estar e o cuidado humanizado tendo o papel de orientar e transmitir segurança e conforto para aqueles que podem sofrer mais tarde uma perda irreparável.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)