A DOR DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO À LUZ DOS CUIDADOS DA ENFERMAGEM
Maria Juraci de Oliveira Lima; Amanda Christiane Barbosa de Mendonça; Maysa Glycia Pereira de Medeiros; Fabiana Araújo do Nascimento.
Maternidade Escola Januário Cicco
INTRODUÇÃO: A dor é um evento que permeia o recém-nascido pré -termo, sujeito a procedimentos, durante toda a sua estadia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A sua fragilidade em decorrência da prematuridade e ainda por se encontrar durante o processo de desenvolvimento do sistema neurológico, requer cuidados sistematizados contínuos e ininterruptos providos por equipe multiprofissional, em especial da enfermagem, por estar na linha de frente da assistência. Os Cuidados terapêuticos e diagnósticos provocam desconfortos e dores que não são verbalizadas pelo RN, mas que poderão comprometer ou potencializar danos fisiológicos, comportamentais e no desenvolvimento geral para toda a vida. OBJETIVOS: Analisar a dor do recém-nascido pré-termo à luz dos cuidados da enfermagem. MATERIAL E MÉTODO: O percurso utilizado para a realização desse estudo deu-se por caráter literário em artigos na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF)e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Foram cruzados os descritores: Dor Neonatal; Cuidados de Enfermagem e Recém-nascido Pré-termo, selecionados segundo os Descritores em Ciências da Saúde (Decs). A pesquisa complementou-se com artigos fornecidos por sites de buscadores acadêmicos. RESULTADOS: A dor é um evento subjetivo e multidimensional que se torna mais complexo quando presente em recém-nascidos prematuros. Assim, conhecimento científico associado à habilidades técnicas são imprescindíveis para promoção do alívio da dor e o conforto neonatal, conjuntamente com condutas humanizadas e éticas. Devido a não comunicação oral, Indicativos da dor demonstrados através da frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio, pressão arterial, sudorese palmar, aumento da pressão intracraniana, alterações hormonais e metabólicas, movimento corporal, mímica facial e choro, entre outras, devem ser observados para nortear as condutas que podem ser implementadas por meios farmacológicos e não farmacológicos. CONCLUSÃO: As competências assistenciais da equipe de enfermagem no cuidado da dor no recém-nascido vão além do alívio imediato e momentâneo. É preciso ter consciência das repercussões que o estímulo doloroso pode provocar ao longo da vida e assistir de forma a preveni-los e/ou reduzi-los.
Palavras-chave: Manejo da Dor; Cuidados de Enfermagem; Recém-nascido Pré-termo.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)