TREINAMENTO DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA

  • Autor
  • JENNYFER BARROS SOUSA
  • Co-autores
  • Andréia Oliveira Barros Sousa , Ana Beatriz Gouveia de Araújo
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória (PCR) possui diversas etiologias, não é especifica de um grupo e pode ocorrer tanto em ambiente intra-hospitalar como no pré-hospitalar.  Considerando que o ambiente escolar é composto por um grupo heterogêneo (pais, alunos, professores e funcionários), foi realizado um projeto de extensão para capacitar professoras de uma escola municipal em primeiros socorros. O reconhecimento precoce da PCR é fundamental para a sobrevida da vitima, por essa razão o treinamento das professoras para que elas possam atuar nos primeiros minutos de maneira correta e eficaz. OBJETIVOS: Realizar a capacitação das professoras de uma escola municipal da cidade de Campina Grande no reconhecimento de uma PCR e a realização da reanimação cardiopulmonar (RCP).  METODOLOGIA: O presente estudo é um relato de experiência de abordagem qualitativa. A capacitação a ser descrita foi realizada durante um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizado na Escola Municipal Epitácio Pessoa, no município de Campina Grande-PB no ano de 2018, que visou capacitar as professoras com noções básicas de primeiros socorros. Foi realizado o treinamento das professoras em RCP tendo como base a corrente de sobrevivência, com o auxilio de um manequim para a realização das compressões torácicas. RESULTADOS: Durante a exposição elas relatavam experiências vividas na escola como a discrição de uma emergência ocorrida com um aluno da turma de jovens e adultos que havia infartado durante uma aula. A partir dos relatos elas tiraram suas dúvidas, e aprendiam qual a conduta correta a ser seguida. Foi demostrada qual a técnica correta da RCP, pediátrica e no adulto, depois elas puderam praticar a técnica no manequim sendo corrigidas conforme necessário de acordo com a profundidade das compressões, ritmo, posicionamento das mãos. No decorrer do treinamento as professoras sempre se mostraram interessadas e dispostas a aprender. CONCLUSÃO: Considerando o professor protagonista nesse processo de atendimento emergencial nesse ambiente, atuando tanto no reconhecimento da PCR de maneira precoce, como realizando a RCP e assim prestando um socorro de qualidade. Essa habilitação contribui imensuravelmente na redução da morbimortalidade de indivíduos em parada cardiopulmonar por desenvolver competências específicas com esses profissionais da educação, capacitando-os a agir de maneira adequada frente a PCR.

     

  • Palavras-chave
  • educação em saúde; escola; primeiros socorros.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
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Publicação Anual  

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