INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória (PCR) possui diversas etiologias, não é especifica de um grupo e pode ocorrer tanto em ambiente intra-hospitalar como no pré-hospitalar. Considerando que o ambiente escolar é composto por um grupo heterogêneo (pais, alunos, professores e funcionários), foi realizado um projeto de extensão para capacitar professoras de uma escola municipal em primeiros socorros. O reconhecimento precoce da PCR é fundamental para a sobrevida da vitima, por essa razão o treinamento das professoras para que elas possam atuar nos primeiros minutos de maneira correta e eficaz. OBJETIVOS: Realizar a capacitação das professoras de uma escola municipal da cidade de Campina Grande no reconhecimento de uma PCR e a realização da reanimação cardiopulmonar (RCP). METODOLOGIA: O presente estudo é um relato de experiência de abordagem qualitativa. A capacitação a ser descrita foi realizada durante um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizado na Escola Municipal Epitácio Pessoa, no município de Campina Grande-PB no ano de 2018, que visou capacitar as professoras com noções básicas de primeiros socorros. Foi realizado o treinamento das professoras em RCP tendo como base a corrente de sobrevivência, com o auxilio de um manequim para a realização das compressões torácicas. RESULTADOS: Durante a exposição elas relatavam experiências vividas na escola como a discrição de uma emergência ocorrida com um aluno da turma de jovens e adultos que havia infartado durante uma aula. A partir dos relatos elas tiraram suas dúvidas, e aprendiam qual a conduta correta a ser seguida. Foi demostrada qual a técnica correta da RCP, pediátrica e no adulto, depois elas puderam praticar a técnica no manequim sendo corrigidas conforme necessário de acordo com a profundidade das compressões, ritmo, posicionamento das mãos. No decorrer do treinamento as professoras sempre se mostraram interessadas e dispostas a aprender. CONCLUSÃO: Considerando o professor protagonista nesse processo de atendimento emergencial nesse ambiente, atuando tanto no reconhecimento da PCR de maneira precoce, como realizando a RCP e assim prestando um socorro de qualidade. Essa habilitação contribui imensuravelmente na redução da morbimortalidade de indivíduos em parada cardiopulmonar por desenvolver competências específicas com esses profissionais da educação, capacitando-os a agir de maneira adequada frente a PCR.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)