ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÕES PERINATAIS

  • Autor
  • liliane rose de souza bezerra
  • Co-autores
  • Ediane Tatielle de Souza , Beanda Karolline Vale da Silva
  • Resumo
  •  

    ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÕES PERINATAIS

    Liliane Rose de Souza Bezerra¹; Anna Maria de Souza Carvalho; Brenda Karoline Vale da Silva; Ediane Tatielle de Souza; Leise Maira Carmelin

    1 lilianebezerra267@gmail.com

    Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos

    Palavras-chave: Enfermagem, Transmissão Vertical de Doença Infecciosa, Assistência Perinatal

     

     A infecção perinatal caracteriza-se pela transmissão de uma infecção de mãe para filho, que pode ocorrer no período periparto ou até três semanas pós-natais. Estas infecções podem ser transmitidas por via ascendente e por via hematogênica, levando a complicações como rompimento de membranas e parto prematuro. Além disso, vale salientar que as infecções durante a gravidez são consideradas uma das causas mais importantes de morbimortalidade fetal e neonatal. Dessa forma, questiona-se sobre quais as medidas estão sendo adotadas pelos profissionais de enfermagem para a assistência no controle das infecções perinatais? De modo que, as respostas a este questionamento alcancem a categoria de enfermagem influenciando uma maior conscientização e empenho destes profissionais na realização do cuidado no que se refere as situações de risco. Objetiva-se identificar o que a literatura revela sobre qual a assistência de enfermagem no controle das infecções perinatais, com foco na sífilis e toxoplasmose. Do tipo revisão de literatura realizada através das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line e Base de Dados de Enfermagem. O recorte temporal definido para amostra foi de 2016 a 2018, sendo que a coleta ocorreu em maio de 2019. Utilizou-se como critérios de inclusão os artigos disponíveis na íntegra, gratuitamente, em português e que fossem publicados no recorte temporal pré-estabelecido. Para critérios de exclusão determinou-se que não fossem incluídos artigos de revisão, de opinião e carta ao editor. Foram encontradas 240 publicações referentes ao tema proposto, sendo utilizados 10 artigos para responder aos objetivos. Foram encontrados poucos estudos que atendessem ao objetivo elencado e que respondesse ao questionamento da pesquisa, no recorte temporal estabelecido. Observou-se nos estudos selecionados, que os resultados encontrados apresentam várias ações que caracterizam a assistência de enfermagem na realização de medidas para controle das infecções perinatais, são elas: esclarecer as dúvidas através de atividades educativas e preventivas sobre o agente infeccioso, sobre os hábitos de higiene e sexual; realizar pré-natal de qualidade atendendo a todos os requisitos previstos nos manuais e cadernos do Ministério da Saúde; triagem das infecções congênitas. Conclui-se que, estes estudos permitiram observar as atividades mais frequentes referentes à assistência de enfermagem no controle das infecções perinatais, especificamente, as causadas por sífilis e toxoplasmose. Além disso, observou-se a relevância da assistência de enfermagem no controle destas infecções resultando na redução da morbimortalidade, uma vez que reduz as sequelas fetais e auxiliar na manutenção da saúde das gestantes.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas, Assistência Perinatal
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Enfermagem em Controle de Infecção
Voltar

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.

Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

  • Enfermagem Cardiológica
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem Terapia Intensiva
  • Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Enfermagem em Controle de Infecção
  • Ciências e Tecnologia em Saúde
  • Saúde Experimental

Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695

Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN) 
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN) 

Periodicidade
Publicação Anual  

Idioma 
Língua Portuguesa (Português do Brasil)

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

 

 

Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212

I CONECI  (anais clique aqui)