ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÕES PERINATAIS
Liliane Rose de Souza Bezerra¹; Anna Maria de Souza Carvalho; Brenda Karoline Vale da Silva; Ediane Tatielle de Souza; Leise Maira Carmelin
1 lilianebezerra267@gmail.com
Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos
Palavras-chave: Enfermagem, Transmissão Vertical de Doença Infecciosa, Assistência Perinatal
A infecção perinatal caracteriza-se pela transmissão de uma infecção de mãe para filho, que pode ocorrer no período periparto ou até três semanas pós-natais. Estas infecções podem ser transmitidas por via ascendente e por via hematogênica, levando a complicações como rompimento de membranas e parto prematuro. Além disso, vale salientar que as infecções durante a gravidez são consideradas uma das causas mais importantes de morbimortalidade fetal e neonatal. Dessa forma, questiona-se sobre quais as medidas estão sendo adotadas pelos profissionais de enfermagem para a assistência no controle das infecções perinatais? De modo que, as respostas a este questionamento alcancem a categoria de enfermagem influenciando uma maior conscientização e empenho destes profissionais na realização do cuidado no que se refere as situações de risco. Objetiva-se identificar o que a literatura revela sobre qual a assistência de enfermagem no controle das infecções perinatais, com foco na sífilis e toxoplasmose. Do tipo revisão de literatura realizada através das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line e Base de Dados de Enfermagem. O recorte temporal definido para amostra foi de 2016 a 2018, sendo que a coleta ocorreu em maio de 2019. Utilizou-se como critérios de inclusão os artigos disponíveis na íntegra, gratuitamente, em português e que fossem publicados no recorte temporal pré-estabelecido. Para critérios de exclusão determinou-se que não fossem incluídos artigos de revisão, de opinião e carta ao editor. Foram encontradas 240 publicações referentes ao tema proposto, sendo utilizados 10 artigos para responder aos objetivos. Foram encontrados poucos estudos que atendessem ao objetivo elencado e que respondesse ao questionamento da pesquisa, no recorte temporal estabelecido. Observou-se nos estudos selecionados, que os resultados encontrados apresentam várias ações que caracterizam a assistência de enfermagem na realização de medidas para controle das infecções perinatais, são elas: esclarecer as dúvidas através de atividades educativas e preventivas sobre o agente infeccioso, sobre os hábitos de higiene e sexual; realizar pré-natal de qualidade atendendo a todos os requisitos previstos nos manuais e cadernos do Ministério da Saúde; triagem das infecções congênitas. Conclui-se que, estes estudos permitiram observar as atividades mais frequentes referentes à assistência de enfermagem no controle das infecções perinatais, especificamente, as causadas por sífilis e toxoplasmose. Além disso, observou-se a relevância da assistência de enfermagem no controle destas infecções resultando na redução da morbimortalidade, uma vez que reduz as sequelas fetais e auxiliar na manutenção da saúde das gestantes.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados intensivos - CONECI possuem caráter científico e publica apenas trabalhos sobre o tema Enfermagem, dentro das suas diversas áreas. Contribuindo para o desenvolvimento técnico-científico-acadêmico da Enfermagem no Brasil, especialmente, na região Nordeste do País.
Os Anais do Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos se propõem a divulgar e incentivar o desenvolvimento da ciência e pesquisa em diversas áreas da enfermagem. Conta com uma equipe de pesquisadores, de diferentes instituições de ensino superior de nosso país. O CONECI somente aceita submissões online e não cobra dos autores qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação do trabalho, artigo ou qualquer outro texto publicado. O Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.
Autor Corporativo
NCS ENSINO EM SAÚDE
Rua Deputado Joaquim Inácio de Carvalho Neto, 346 - Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN
CEP - 59115-695
Equipe Editorial
Enfermeiro - Prof. Augusto Catarino (RN)
Enfermeiro - Prof. Gustavo Bezerra da Silva (RN)
Enfermeira - Isabela Marcelino Correia (RN)
Periodicidade
Publicação Anual
Idioma
Língua Portuguesa (Português do Brasil)
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
Contato
E-mail: contato@ncsensino.com.br
Telefone: (84) 98770-2212
I CONECI (anais clique aqui)