Considerando o aumento expressivo de cirurgiões-dentistas formados e o número significativo de instituições de graduação, é crucial discutir sobre o ensino da gestão profissional, organizacional e administrativo, bem como a qualidade da prestação de serviços técnicos realizados por estes profissionais. Além disso, é essencial formar cirurgiões-dentistas com conhecimento em gestão para administrarem e liderarem equipes constituintes do Sistema Único de Saúde. Este estudo analisou a oferta de disciplinas sobre gestão em cursos de Odontologia em universidades públicas brasileiras. Trata-se de um estudo transversal com uma abordagem quantitativa. Neste contexto, foram incluídas 56 universidades públicas, sendo 32 instituições federais e 24 estaduais. A maioria das universidades apresentou conteúdo de gestão na sua ementa, sendo o quantitativo de 67,9%. Entretanto, não são disciplinas obrigatórias em 8 universidades. A disciplina específica em gestão esteve presente em somente 14 instituições. A falta de padronização destaca a necessidade das faculdades de odontologia promover estratégias ativas na ementa de suas disciplinas para melhorar o sucesso profissional e a qualidade da assistência ao paciente.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO
DOS PAINÉIS CIENTÍFICOS
COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONESPO-RJ 2024
Mauro Piragibe Jr
Frederico de Campos Pires
Victor Lembo
COMISSÃO CIENTÍFICA DO CONCURSO DE PAINEL CIENTÍFICO DO CONESPO-RJ 2024
Armando Hayassy - coordenador
Luiz Otávio Ribeiro Garcia
Priscila Pereira Pavan Vidal
Marco Antônio saber Corpas
ATENDIMENTO: conesporj@gmail.com