Introdução: o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), no âmbito da saúde, vem sendo cada vez mais explorados como ferramentas de educação em saúde. Com o avanço tecnológico, as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação criando novas possibilidades de expressão e comunicação (MIRANDA, 2012). Tendo blog como uma ferramenta de compartilhamento de ideias, foi proposto aos discentes que criasse um blog educativo, pois auxilia a construção de um pensamento crítico, criativo e associativo que potencializa o acesso a informações que contém qualidade e que produzem interação do individual com o social (apud MANSO-RODRÍGUEZ, 2015). Neste blog puderam expor ideias sobre um determinado assunto, com o intuito de atrair e educar leitores. Objetivos: relatar a experiência da utilização do blog como ferramenta de ensino/aprendizado dentro do campo da educação em saúde. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO, do 3º semestre, no período de Fevereiro a Junho de 2017. Resultados: a construção do blog se deu a partir de uma necessidade acadêmica imposta pelos docentes das disciplinas de Agentes Infecciosos e Semiologia e Semiotécnica, com isso foi pré-estabelecido um tema gerador, intitulado: “HANSENÍASE: UMA DOENÇA A FLOR DA PELE”. Para a construção do blog foram utilizados diversas páginas da web que disponibilizam essa ferramenta, como por exemplo: “BLOGSPOT e WORDPRESS”, onde foi criado e alimentado com informações pertinentes da Hanseníase. Como forma de divulgações, outras tecnologias serviram como auxilio:o Whatsapp® e Facebook®. Conclusão: conclui-se que este tipo de ferramenta, quando bem alimentada e divulgada, consegue repercutir de maneira significativa, fortalecendo uma maior e melhor interação do escritor com o leitor, e promovendo uma disseminação do conhecimento proposto. Referência: Disponível em: web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/56.pdf, visto em 14/08/2017; disponível em: http://tepositorio.unisinos.br/ihu/v-seminarioobservatorios/13-mallmann-pinto-blogs-ferramentas.pdf, visto em 16/08/2017.Descritores: Ensino. Tecnologia. Educação em Saúde. Blog.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis