A UTILIZAÇÃO DO EXERCICIO FISICO PARA REABILITAÇÃO CARDIACA E PULMONAR

  • Autor
  • RENATO RAFAEL COSTA LIMA
  • Co-autores
  • EDUARDO DE ALMEIDA E NEVES , RAFAELE FARIAS BEZERRA
  • Resumo
  • A UTILIZAÇÃO  DO EXERCICIO FISICO PARA REABILITAÇÃO CARDIACA E PULMONAR

     

    INTRODUÇÃO: Ao avaliarmos um paciente com histórico de insuficiência cardíaca devemos atentar para a necessidade de uma avaliação sistemática e individualizada desse usuário. Observando e conceituando suas limitações cardiovasculares, que irão interferir de maneira significante na prescrição do plano de exercícios, o sucesso do plano de reabilitação ficará sujeito a adesão do paciente, pactuando com seu avaliador a melhor maneira de alcançar os resultados. Porém a necessidade constante de adaptação dos exercícios e o uso individualizado dos programas de reabilitação. OBJETIVO: contextualizar sobre a importância do exercício físico de maneira individualizada e periodica para reabilitação cardíaca e pulmonar. METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na base de dados do Scielo (Scientific Electronic Library Online) a respeito da pratica de exercício  em pacientes cardiopatas e pneumopatas a pesquisa foi utilizado com critério de inclusão os artigos que abordavam temática que co relacionavam entre exercício e reabilitação cardíaca e pulmonar realizada no período de agosto a setembro de 2016.RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos testes utilizado é o da caminha de 6 minutos, teste esse que utiliza como parâmetros norteadores a FC máx e saturação de oxigênio SPo2.Durante o teste o avaliador deverá observar qualquer manifestação de descompensarão cardíaca, para uma melhor mensuração dos parâmetros utiliza se a escala de Borg modifica e adaptada para esse tipo de teste. Outro teste utilizado é o teste de degrau TD para realizar esse tipo de teste faz se necessário uma breve mensuração de parâmetros cardiopulmonares pré-estabelecidos como PA,FC.SPO2..CONCLUSÃO: Os resultados encontrados evidenciaram que os pacientes submetidos aos testes apresentaram ganhos plausíveis e concretos  na resposta cardiovascular e melhor resposta em relação espirometria. a prescrição de exercício foi determinada sem fórmulas. que levam em consideração a doenças que levou o indivíduo apresentar a referida doença. Além disso, o uso de TC6M e TD para a prescrição de exercício fornece uma medida direta da condição física, adequado assim o programa de treinamento e principais limitações. FC,PA e sintomas relacionados (escala de percepção de esforço de Borg modificada) de pacientes com cardiopatias ou alguma grau de disfunção pulmonar.

     

    Descritores: IExercicio,Reabilitação,Pulmonar

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Exercicio, Reabilitação, Pulmonar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis