BREVE RELATO SOBRE A CHIKUNGUNYA

  • Autor
  • RAFAELE FARIAS BEZERRA
  • Co-autores
  • RENATO RAFAEL COSTA LIMA , EDUARDO DE ALMEIDA E NEVES , DANILO SANTOS DA SILVA ROCHA
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: No arsenal das doenças infecciosas emergentes e reemergentes, as arboviroses transmitidas por mosquitos (artropodes), dengue (DENV) e chikungunya (CHIKV), são caracterizadas com uma importância desafiadora para a saúde pública. Desses tipos de vírus, o gênero denominado (Alfavírus) e suas derivadas espécies causam doenças que variam em alto grau de morbidade e apresentacoes clinicas variáveis e que em momentos ao decorrer da infestação tem características parecidas e limitantes.No primeiro momento se manifesta como uma doença febril leve .seguida de mialgia,adinamia e poliartrite em caso mais complexos, a sintomatologia se apresenta de maneira grave como no caso do quadro que se instala uma encefalite. O virus Alfavírus chikungunya(CHIKV), originário da África,causou surto pandemicos recentes etimologicamente o nome chikungunya significa "aquele que se curva" na língua africana dos Makonde, dialeto utilizado em várias regiões da África Oriental, em razão da posição antálgica que os pacientes adquiriam durante o período de doença. METODOLOGIA: Foi utilizado para a metodologia desse estudo uma revisão de literatura. Técnica que utiliza uma forma de pesquisa que utiliza fontes bibliográficas e eletrônicas de outros autores para obtenção de resultados de pesquisa para uma fundamentação teórica do assunto proposto. RESULTADOS: As manifestações Clinicas, o período de incubação da febre chikungunya é citado como em torno de 1-12 dias; apresentando duas fases descritas como fase aguda, em que os pacientes sintomáticos geralmente relatam um início abrupto da doença caracterizada por febre alta, poliartralgia, dores nas costas, dor de cabeça e fadiga. Esses são os sintomas clínicos característicos que aparecem dentro de 4-7 dias CONCLUSÃO: Os achados encontrados na literatura os sintomas descritos pelo paciente do presente estudo e evidenciado pela EVA que apresentou pontuação máxima pré - intervenção, sendo talvez a dor articular grave a mais importante manifestação da doença CHIKV que ocorre na maioria dos casos clínicos.

     

     

  • Palavras-chave
  • CHIKUNGUNYA, MIALGIA, ARTRALGIA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis