A Microbiologia Clínica é uma disciplina ofertada pelo curso de Farmácia que tem uma abordagem teórico-prático para o diagnóstico laboratorial de infecções bacterianas e fúngicas. Infecção urinária é definida como sendo a colonização ou invasão do trato urinário por bactérias podendo estas estarem presentes desde da uretra até os rins. A urinocultura é o exame padrão para diagnóstico de infecção urinária, sendo o antibiograma o exame que permite verificar a sensibilidade ou resistência das bactérias aos principais antibióticos utilizados para tratamento desta infecção. O objetivo deste trabalho é elaborar um material didático em forma de artigo científico de revisão que auxilie os estudantes da disciplina de Microbiologia Clínica a compreender melhor os assuntos como: coleta de urina para realização da urinocultura e teste de sensibilidade a antimicrobianos ou antibiograma. O presente trabalho foi realizado através de fontes bibliográficas já publicadas nas bases de dados GOOGLE ACADÊMICO; SCIELO e LILACS. Foram selecionados 23 artigos dos quais 8 falavam sobre coleta de urina para a urinocultura, 4 sobre o exame antibiograma e 11 sobre outros assuntos. Com base nestes dados foram elaboradas 2 tabelas para a discussão. Com o trabalho conclui-se que há uma grande necessidade de publicação de trabalhos científicos mais atuais na área de Microbiologia Clínica no que diz respeito aos Exames de urinocultura e em especial ao antibiograma.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis