AVALIAÇÃO DA CONDUTA HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE MANIPULADORES DE SETE SUSHIBARES EM FORTALEZA-CE

  • Autor
  • Larissa Sá de Albuquerque
  • Co-autores
  • Marcela Moreira Novais Amorim , Irene Carneiro Pessoa , Marta da Rocha Moreira , Leandro Soares Damasceno
  • Resumo
  • A comida japonesa, por ser um alimento in natura, que é servido após intensa manipulação, pode ser um veículo de toxinfecção alimentar, através bactérias patogênicas e suas toxinas. O contágio pode acontecer de duas formas: através da matéria-prima acondicionada de forma incorreta ou pelo manipulador não capacitado quanto aos procedimentos de Boas Práticas de Manipulação (BPM). Trata-se de um estudo observacional, analítico, quantitativo e transversal, realizado em março de 2017 em 7 sushibares (A, B, C, D, E, F, G), na cidade de Fortaleza-CE. Aplicou-se um check-list para cada manipulador destes estabelecimentos, sendo 1 manipulador por estabelecimento, totalizando 7 manipuladores. Em seguida, os valores foram tabulados em Excel® 2007 e organizados em porcentagens. Os resultados obtidos com a coleta de dados serão apresentados em Tabelas. Verificou-se que 88% dos manipuladores estavam adequados e 12% estava inadequado quanto às boas práticas de manipulação dos alimentos. No quesito de inadequação, foram encontrados os seguintes percentuais em ordem crescente: conduta pessoal (0%), saúde do manipulador (8%), uniformes (17%), higiene pessoal (33%), treinamento dos manipuladores (42%). Diante dos resultados encontrados, conclui-se que apesar dos baixos índices de inadequações relacionadas às boas práticas de manipulação de preparações à base de pescados crus, é necessário corrigir as falhas existentes, pois nota-se que o sushi é um alimento que merece atenção pelos riscos à saúde do consumidor.

  • Palavras-chave
  • Higiene pessoas, Manipuladores de alimentos, Segurança dos alimentos, sushibares.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis