REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DAS USINAS DE CONCRETO COM A UTILIZAÇÃO DE MORINGA OLEÍFERA.

  • Autor
  • Gleidson Soares Araújo
  • Resumo
  • Entende-se que o concreto é um dos materiais mais importantes dentro da cadeia da construção civil, pois tem função estrutural. Em contrapartida o betão é um material insustentável, pois há geração de resíduos na extração da matéria prima, produção do material e durante utilização na obra. A destinação correta dos resíduos das usinas de concreto é exigida por lei e a água residuária surge como sendo um dos principais resíduos a serem considerados. O descarte incorreto dessa água pode acarretar inúmeros prejuízos ao meio ambiente dentre eles a contaminação do lençol freático e danos aos organismos vivos. Essa pesquisa visa avaliar o uso da Moringa Oleifera no tratamento de águas de lavagem de caminhões betoneira. Após o tratamento, objetiva-se utilizar a água reciclada para a limpeza dos caminhões betoneiras e para fins não potáveis na própria usina de concreto. Com o controle, tratamento da água gerada na lavagem dos caminhões betoneiras será possível diminuir a quantidade de água potável utilizada no ciclo do concreto. Com a redução do consumo de água potável na fase de operação das usinas, será possível destinar uma maior quantidade de água para usos mais nobres, em razão de que o nordeste vem passando por uma crise hídrica avassaladora. Após aplicação das sementes de moringa na água residuária a redução da turbidez foi significativa. A utilização da semente de moringa oleífera (origem natural) no tratamento da água residuárias resultará em um conceito de produção mais limpa, eficiente, cumprindo as leis vigentes e buscando ser mais sustentável.

  • Palavras-chave
  • Água residuária, Usina de concreto, Reuso da água, Moringa oleífera
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis