Introdução: As revoluções industriais e tecnológicas ocasionaram um impacto na sociedade e na forma como a mesma se comunica, sendo disponibilizados novos recursos para serem utilizados, principalmente em processos educacionais (Reis e Castro, 2005). O uso de diversas ferramentas inovadoras no campo da educação, tais como: a introdução da informática, o uso de multimídias, a interação via internet, etc., facilitam o processo, entretanto, o professor ainda encontra muitas dificuldades em sala de aula, principalmente no que diz respeito à motivação dos alunos para a aprendizagem (Fialho, 2008). A falta de conhecimento e motivação nas disciplinas, observado nos alunos pode ser revertido utilizando métodos para que haja motivação e aprendizado absoluto do conteúdo. A integração do recurso visual (televisão e vídeo) ao processo de aprendizagem e ensino requer a reformulação das práticas pedagógicas (Silva e Oliveira, 2015). Atualmente, os recursos audiovisuais, podem ser empregados com esse intuito, de levar motivação e entendimento prático sobre um conteúdo que possa ser considerado de dificultosa percepção (Fialho, 2008). Objetivos: O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência da utilização de recursos audiovisuais (produção de vídeos) para o aprendizado na disciplina de Farmacotécnica, disciplina obrigatória do Curso de Farmácia por meio da Atividade Prática Supervisionada (APS) da Instituição, além de se basear em estudos e relatos de outros 9 artigos que deram informações sobre o uso desses recursos para o aprendizado. Metodologia: A atividade de produção dos vídeos foi distribuída em temas específicos, relacionados à prática profissional do farmacêutico magistral, de acordo com situações que podem ocorrer no cotidiano. Os temas foram trabalhados em sala a partir de discussões prévias, para situar os alunos sobre a condução ética e profissional a ser tomada nos casos porpostos pela professora, proporcionando ao aluno vivenciar na prática como lidar com essas possíveis ocorrências no seu ambiente de trabalho. Os temas foram divididos entre os alunos de acordo com a legislação vigente (Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos Magistrais) que rege a área da farmácia magistral (RDC 67/07), permitindo ao aluno informações oficiais para a elaboração dos roteiros e posteriormente, realizaram gravações encenando essas situações. Para a produção do vídeo, foram utilizadas câmeras digitais amadoras, um computador para a edição do filme e o aplicativo Windows Movie Maker. As filmagens foram realizadas nos laboratórios de aulas práticas do Curso de Farmácia e também na Farmácia Escola, para proporcionar maior veracidade ao roteiro por serem ambientes semelhantes ao encontrado em farmácias magistrais da cidade. Os vídeos foram entregues à professora no formato de DVD para posterior avaliação e discussão em sala. Resultados e Discussão: Durante o desenvolvimento e produção do vídeo, foi possível constatar que o uso dessa metodologia de aprendizagem gera inumeras possibilidades de contrução do conhecimento, principalmente, dismistificando que o único método do saber depende exclusivamente do professor. Além disso, foi possivel também reconhecer que a atividade de produção dos vídeos não é complexa ou que envolva muitos materiais, sendo possível produzir vídeos com qualidade técnica e com conteúdo de forma caseira. A experiencia de elaboração dos roteiros e dos vídeos gerou uma mudança de papéis, trazendo ao aluno a busca ativa da resposta ao problema proposto, transformando os papéis e saberes da sala de aula. Observou-se que com esse tipo de atividade foi fornecido ao aluno não somente obter o aprendizado referente a legislação, mas também o desenvolvimento de aptidões práticas acerca de situações do cotidiando do profissional farmcêutico da área magistral, como receber os clientes, oferecer suporte técnico nas orientações, além ter discernimento para lidar com os tipos de irregularidades que podem surgir, com isso ampliando as suas visões e direcionamentos do cotidiano após formado, para que esteja plenamente preparado para destrinchar os acontecimentos de sua profissão e dar as resolutividades legais e cabíveis para cada ocorrência. Conclusão e Considerações Finais: A produção de vídeos para a disciplina de Farmacotécnica é uma ferramenta útilo no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o desevolvimento de aptidões e competências nos alunos do Curso de Farmácia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis