As unidades de alimentação e nutrição (UAN) são estabelecimentos responsáveis por preparar manipular e distribuir alimentos prontos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a temperatura das preparações servidas no almoço dividas em três aferições, após a cocção, ao chegar no balcão térmico e duas horas após já próximo ao final da distribuição. A pesquisa foi realizada em uma (UAN) hospitalar na cidade de Fortaleza-Ce. A refeição escolhida foi o almoço que representa a refeição com maior quantitativo de comensais, como instrumento de coleta dos dados, foi utilizado termômetro digital tipo espeto de perfuração em aço inoxidável com alarme da marca Incoterm. Todos os dias eram aferidas as temperaturas de cada alimento do almoço e anotados os resultados. Os dados foram analisados segundo os critérios de temperatura empregados para avaliação de refeições prontas para distribuição da Portaria CVS-5 obtendo resultados inadequados em quase todas as preparações na segunda e terceira aferição que representam as temperaturas de maior importância. O feijão se mostrou com maior índice de adequação, fato que pode ser explicado por sua maior quantidade de água. A água do balcão foi aferida uma vez mostrando inadequação com media de 73°C com variação de 62 a 76°C sendo sugerido a manutenção e o devido conserto do balcão térmico, assim como um melhor acompanhamento das temperaturas de todas as refeições servidas desde o inicio da cocção ate sua distribuição final.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis