AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA HUMANA EM QUADRA POLIESPORTIVA PARA ALUNOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO COM FOCO NO SISTEMA CÁRDIORESPIRATÓRIO EM UMA FACULDADE DE FORTALEZA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Erika Paula Farias da Silva
  • Co-autores
  • Suzany Alves Lima , Edson Lopes da Ponte
  • Resumo
  • A fisiologia humana é uma disciplina imprescindível na formação do nutricionista. O sistema cardiovascular mostra-se como um sistema de grande importância a ser compreendido, haja vista a função primordial de oxigenação e nutrição dos tecidos. O ensino expositivo e dialogado mostra-se de grande importância, no entanto há necessidade de aulas práticas para que o aluno tenha maior contextualização do aprendizado. Desta forma faz se necessária a proposição de metodologia de ensino de aulas práticas para incrementar a formação do aluno. Para a experiência aqui relatada foram utilizadas balanças, esfignomanômetro, fitas métricas e oxímetros para aferição de pressão arterial, peso, altura, saturação da hemoglobina por oxigênio e frequência cardíaca dos alunos, que foram separados em sedentários e não sedentários e ainda subdivididos em alunos que executariam a ação prática e alunos que ficariam em repouso. Dos alunos que realizaram a atividade 59% dos sedentários tiveram saturação diminuída, 26% aumentada e 15% não apresentaram nenhuma alteração, já os alunos que se declararam não sedentários 21% apresentaram saturação diminuída, 42% aumentada e 37% sem saturação. Para frequência cardíaca, todos os alunos tiveram aumento após a atividade física, sendo a alteração dos alunos que se declararam praticantes de atividade física menor do que a alteração dos não praticantes. Findada a atividade, o professor correlacionou os dados levantados com o conteúdo visto em aula. Considerou-se a participação dos alunos positiva e a prática como uma boa ferramenta de ensino.

  • Palavras-chave
  • Fisiologia humana, nutrição e fisiologia, atividade prática, prática de sistema cardiovascular, contextualização de ensino.
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis