Os avanços das pesquisas com plantas medicinais e o interesse do mercado cosmético em produtos oriundos de ativos naturais, tem propiciado novas oportunidades para a indústria de fitocosméticos no Brasil e no mundo. Assim, os óleos essenciais e extratos dessas plantas medicinais têm sido rastreados como potenciais fontes de novos compostos antimicrobianos para doenças infecciosas por possuírem atividade antimicrobiana, antisséptica e antifúngica. Sob essa perspectiva, esse trabalho visa estudar o óleo essencial da planta Ocimum gratissimum, pertencente à família Labiatae, planta essa que é conhecida popularmente como alfavaca-cravo e reconhecida pelo aroma que lembra o cravo-da-índia. Essa espécie vegetal possui algumas atividades biológicas reconhecidas, como inseticida, hipoglicemiante, antifúngica e antibacteriana, principalmente relacionada à presença do óleo essencial na planta. A presença dos compostos timol, cimen-8-ol, eugenol e trans-cariofileno e, principalmente, do eugenol (composto majoritário do óleo essencial) são responsáveis pelas propriedades da espécie, sendo utilizado na indústria farmacêutica em produtos dentários e em xaropes para gripe e resfriados, diante disso, objetivou-se a extração desse óleo essencial através do método de hidrodestialçao em aparelho de Clevenger, onde serão colhidas as folhas dessa planta para o devido experimento, a fim de futuramente testar sua atividade farmacológica contra a bactéria Staphylococcus aureus, e formular um sabonete esfoliante líquido natural a partir deste óleo para a limpeza e cuidado da pele facial.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis