Introdução: O estímulo conhecido como estresse, possui grande significado sobre o corpo humano cuja sua incitação prolongada acaba resultando em diversos problemas na saúde seja ele diminuindo a imunidade, mudanças de comportamento ou gerando doenças a longo prazo. As práticas integrativas e complementares podem reverter esses processos, a Meditação é uma delas, praticada tanto em grupo como individualmente, pode diminuir o estresse, promovendo a saúde e o bem-estar bio-psico-socio-espiritual. Objetivo: Relatar a experiência utilizando a meditação como prática integrativa e complementar na formação holística de discentes de uma liga acadêmica para promoção da saúde. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no Departamento de Enfermagem duma faculdade referência no ensino, pesquisa e extensão na cidade de Fortaleza-Ceará no período de maio e junho de 2016 todas as sextas-feiras. O grupo de meditação cristã é realizado como prática complementar das atividades de extensão da Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde- LACES, tendo como público tanto os estudantes como a comunidade em geral. Resultados: Organizada em momentos essa prática no tem como o primeiro momento explicações sobre o que é ela e quais são os benefícios da prática diária, voltado principalmente ao participante que está indo pela primeira vez. O segundo momento é a prática em si, durante 10 minutos, depois no terceiro momento é ouvido um áudio sobre a meditação e no quarto momento mais 10 minutos de meditação, segue o quinto momento onde cada integrante do grupo é instigado a partilhar suas experiências tanto daquela sexta-feira quanto de sua prática diária no que diz respeito a sua melhoria da qualidade de vida, seu reflexo nos relacionamentos e em sua expressão da espiritualidade. Durante o discurso dos integrantes que adotaram a meditação a mais tempo fica claro o quanto a meditação ajuda-os a diminuir o estresse, a ansiedade e as aflições que são expostos durante seu cotidiano, já no discurso dos que vem a primeira vez são relatados, a tranquilidade e o conforto oferecido pela meditação naquela experiência. Conclusão: Tal prática ajudou os discentes da liga a perceberem a importância da meditação na promoção da saúde, visando a diminuição de sintomas e contemplando todas as suas dimensões: física, mental, social e espiritual, dando um caráter integral a saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis