Educação Física no Ensino Fundamental: Um processo relevante na construção da cidadania

  • Autor
  • Régis Avelino Do Nascimento
  • Co-autores
  • Luiz Torres Raposo Neto
  • Resumo
  • Dentro do contexto da aplicação das aulas de Educação Física que necessitam estarem integradas as propostas pedagógicas das escolas, as perspectivas educacionais devem estar voltadas para a formação do cidadão, necessita de um olhar cuidadoso para além da reprodução de gestos, algo que permita uma envergadura democrática garantindo a permanência e evolução social de todos. Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da cidadania nas aulas de Educação Física, e de forma especifica Identificar os meios que colaboram para esse processo nas suas aplicabilidades e relacionar a visão de autores e do PCN no reconhecimento da relevância do direito a este tipo de educação como requisito básico para a cidadania democrática. Foram observadas as aulas de Educação Física do 6° e 7° anos de uma escola pública de Fortaleza. Os alunos assimilavam bem os conteúdos e de forma lúdica eles são trabalhados a serem bons cidadãos. A elaboração de planejamento que vá além das relações motores, complementa todo o processo de cultura corporal ao qual se deseja que os alunos atinjam ao final das atividades propostas, motor, afetivo e cognitivo. O principal resultado obtido, foi que desde que bem planejado as aulas de Educação Física permitiam os alunos se enxergarem, reconhecerem e verem a questão do outro também, fomentando assim, posições de cidadania e o reconhecimento de deveres e direitos.

  • Palavras-chave
  • Educação Física; Cidadania: Proposta Pedagógica
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

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