Dentro do contexto da aplicação das aulas de Educação Física que necessitam estarem integradas as propostas pedagógicas das escolas, as perspectivas educacionais devem estar voltadas para a formação do cidadão, necessita de um olhar cuidadoso para além da reprodução de gestos, algo que permita uma envergadura democrática garantindo a permanência e evolução social de todos. Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da cidadania nas aulas de Educação Física, e de forma especifica Identificar os meios que colaboram para esse processo nas suas aplicabilidades e relacionar a visão de autores e do PCN no reconhecimento da relevância do direito a este tipo de educação como requisito básico para a cidadania democrática. Foram observadas as aulas de Educação Física do 6° e 7° anos de uma escola pública de Fortaleza. Os alunos assimilavam bem os conteúdos e de forma lúdica eles são trabalhados a serem bons cidadãos. A elaboração de planejamento que vá além das relações motores, complementa todo o processo de cultura corporal ao qual se deseja que os alunos atinjam ao final das atividades propostas, motor, afetivo e cognitivo. O principal resultado obtido, foi que desde que bem planejado as aulas de Educação Física permitiam os alunos se enxergarem, reconhecerem e verem a questão do outro também, fomentando assim, posições de cidadania e o reconhecimento de deveres e direitos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis