O presente trabalho procurou fazer uma revisão nos achados literários em torno da adoção homoafetiva no contexto brasileiro, que perpassa momentos históricos de lutas em prol do direito a adoção. Inicou-se a pesquisa se questionando como ocorre o processo de adoção no nosso país, diante disso, verificamos como ocorre esse procedimento. A família passa por formulações ao longo do tempo, na comtemporaneidade se ver novos modelos de parentalidade, distinto daquele sacralizado desde o início da civilzação,no entanto, para que se configure esses modelos, as famílias homoafetivas por exemplo, enfrentam um cenário burocratico quando esses recorrem a justiça para pleitear o direito a constituir família. Para a coleta de dados, optou-se por usar artigos dos ultimos 20 anos, nas bases de dados cientificas. Optamos por uma pesquisa bibliografica, com fim exploratório, foram excluidos da pesquisa teses, dissertações e notícias, que foi realizado entre março e setembro de 2017, seguindo como caminho norteador, palavras chaves como, adoção,homoafetiva, psicologia. Percebemos que os autores dos artigos pesquisados são congruentes entre si, ao afirmarem não haver diferenças para as crianças que vivem sob o mesmo teto de casais homoafetivos., por fim, foi possível concluir que apesar de lentas as leis de nosso país em relação a adoção homoafetiva, os caminhos se mostram promissores para novas formas de pensar família no futuro.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis