A Cinesiologia é a ciência que estuda a analise dos movimentos humanos. O termo Cinesiologia é uma combinação de dois verbos gregos, “kinein”, que significa “mover”, e “logos”, “estudar”. Os cinesiologistas – aqueles que estudam o movimento – combinam de fato a anatomia, a ciência da estrutura do corpo, com a fisiologia, a ciência da função do corpo, para produzir a cinesiologia, a ciência dos movimentos do corpo. É através da contração dos músculos que o ser humano é capaz de saltar 2,45 metros de altura, pular mais de 8 metros de distância, correr 100 metros em menos de 10 segundos, realizar vários giros no ar na ginástica, saltos ornamentais ou no skate, estes são exemplos desse magnífico controle que temos sobre os músculos. Ações inconscientes, como controlar o fluxo sanguíneo para nossos órgãos, regular o foco da visão, ou simplesmente sorrir são possibilitadas pela ação dos nossos músculos. O presente estudo é de forma longitudinal e foi desenvolvido ao passar de dois anos de monitoria, tendo inicio no primeiro semestre de 2015 e chegando ao fim neste segundo semestre de 2017, tendo um projeto pratico elaborado. Índices de aprovação nas disciplinas de anatomia e cinesiologia durante esses dois anos de monitoria comprovam que tivemos grande impacto nos alunos com as monitorias e pela criação do projeto pratico de estudo, chamado de cinesiologia oral e cinesiologia prática. Concluímos que o projeto de monitoria teve um peso de extrema importância para o aprendizado acadêmico dos alunos do curso de educação física.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis