ANÁLISE FATOR DE CORREÇÃO DE PROTEÍNAS COMO FERRAMENTA PARA DETERMINAÇÃO DE PERDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR

  • Autor
  • Larissa Sá de Albuquerque
  • Co-autores
  • Marília Marques Nascimento , Irene Carneiro Pessoa , Leandro Soares Damasceno
  • Resumo
  • Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar o desperdício significa falta de qualidade, em qualquer ponto dos processos, e deve ser evitado em um planejamento adequando. Um indicador de desperdício é o fator de correção (FC), que é aplicado para determinar a quantidade de alimento que será descartado no pré-preparo. Os FCs das preparações contribuem para confecção da lista de compras e efetivas aquisições aleatórias que acarretam aumento do custo. Devido os FCs serem de suma importância na criação dos cardápios, o objetivo desse trabalho foi analisar o fatores de correção de proteínas como ferramenta para determinação de perdas em uma unidade de alimentação hospitalar. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e de delineamento transversal. A pesquisa foi realizada em uma UAN de hospital no município de Fortaleza-CE, nos meses de maio e junho de 2017, no qual se avaliou o FC de coxão duro, coxão mole, frango file, frango coxa e sobrecoxa, lagarto e peixe, totalizando 120 preparações. Os dados foram analisados de forma descritiva, usando valores absolutos e percentuais. Pode-se identificar que entre todas as proteínas, o FC variou dependendo do tipo de preparação. Verificou-se que a média do fator de correção do coxão mole foi de 1,41, coxão duro foi de 1,22, frango coxa e sobrecoxa foi de 1,36, file de frango foi de 1,27, lagarto foi de 1,18 e do peixe de 1,70.   Observou-se que o peixe foi a proteína que teve maior perda no pré-preparo e o lagarto o menor.

  • Palavras-chave
  • Fator de Correção, Porcentagem de perda, UAN hospitalar
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Auditoria nas Organizações
Voltar

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis