O transtorno obsessivo compulsivo é um distúrbio que se manifesta por pensamentos, palavras persistentes, que são tentativas de neutralizar os impulsos através da realização de atos repetitivos e fixados, já o transtorno da ansiedade generalizada é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva, de modo persistente e crônico, passando a interferir no cotidiano, tornando- se um transtorno. Paciente, D.L.R, 35 anos, sexo masculino, solteiro, evangélico não praticante, reside no bairro Serv. Luz na cidade de Fortaleza-Ceará, nível superior incompleto, é professor de línguas. A genitora do paciente relata que o mesmo apresentou solidão e agressividade desde a infância, refere distúrbios mentais em relação à família paterna. Com o uso dos medicamentos para os transtornos apresentados é visível a melhora do paciente, todavia é indispensável à avaliação das possíveis interações medicamentos realizada pelo enfermeiro. O objetivo é analisar as possíveis interações medicamentosas de um paciente com TOC e TAG. Trata-se de um estudo de caso, realizado no Caps II, em Fortaleza, sendo um estudo descritivo e elaborado a partir do prontuário do paciente, os resultados apresentados são dados em tabelas e analisados através do aplicativo “DRUGS”. Percebe- se a ocorrência de interações medicamentos entre os diversos medicamentos utilizados pelo paciente, por isso é fundamental a análise destas interações visando à melhora do tratamento e evitando possíveis danos. Conclui- se, que a maiorias das interações medicamentosas foram benéficas ao paciente, através deste estudo nota- se a importância atuação do enfermeiro nesta aplicabilidade prática.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis