SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gracy Kelly Lima de Almeida¹
Wigo Pereira Gomes da Silva¹
Kamila Ferreira Lima²
INTRODUÇÃO: O período da adolescência é acompanhado por um processo de transição entre a infância e a idade adulta, o qual acarreta significativas mudanças corporais e comportamentais. Nesta fase do clivo vital é de suma importância o aconselhamento aos juvenis no que tange a saúde sexual e reprodutiva destes, na busca de possibilitar uma vivência harmônica com o período. Neste contexto, pode-se afirmar que a enfermagem tem papel fundamental na construção do autocuidado orientado. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes no âmbito escolar. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência a respeito de atividades realizadas durante dois encontros do estágio de graduação em Enfermagem da disciplina processo do cuidar em saúde do adolescente, desenvolvido em uma escola municipal, localizada em Fortaleza-CE, transcorrido em junho de 2017. Participaram 28 adolescentes, devidamente matriculados no 6º ano do ensino fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, que estavam presentes na escola nos dias das atividades. No primeiro encontro, realizou-se uma entrevista individual com nove adolescentes, com o intuito de definir a temática da atividade educativa que seria realizada. O segundo encontro, ocorreu 15 dias após o primeiro, e foi dividido em três momentos. No primeiro momento, ocorreu a apresentação dos acadêmicos, do objetivo e do assunto a ser abordado, e a explicação sobre a dinâmica que seria realizada. No segundo momento, a turma foi disposta em círculo para caracterizar uma roda de conversa, a qual foi norteada por uma atividade conhecida por "bola de fogo". A atividade educativa realizada consistiu em reunir uma série de perguntas, as quais quando reunidas formava uma bola de papel que passava pelos alunos enquanto uma música tocava. O aluno que estivesse em posse da bola quando a música parasse de tocar deveria retirar uma pergunta e era solicitado ao mesmo que realizasse a leitura em voz alta para que o restante do grupo pudesse escutar. Esta atividade foi realizada com o intuito de proporcionar um espaço de discussão sobre o tema para que os mesmos pudessem expressar o que sentiam em meio ao seu contexto. No terceiro momento, aconteceu o feedback e os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a temática. Ao final, os alunos demonstraram interesse para encontros futuros sobre temáticas distintas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade educativa permitiu aos acadêmicos perceberem durante a entrevista o interesse dos juvenis para aumentar o conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, demonstrando a necessidade de suporte de orientação e apoio em meio as alterações do adolescer. A dinâmica da "bola de fogo" pode ter sido o elemento fundamental para que este momento tenha despertado interesse nos adolescentes em participar da atividade. Ressalta-se que assuntos que não faziam parte das questões da "bola de fogo" surgiram e foram bastante discutidos, por serem dúvidas da maior parte do grupo, sendo eles: ato sexual; métodos contraceptivos de barreira; o período em que ocorre a contracepção, pois muitos acreditavam que funcionava em momento posterior ao ato sexual; risco para engravidar apenas com o beijo na boca. Em se tratando da relação dos adolescentes com os pais, percebeu-se, ainda, uma barreira existente entre os adolescentes e seus pais, para que pudessem esclarecer dúvidas sobre a saúde sexual e reprodutiva. Sentimentos como medo, especialmente da reação dos pais, para falar sobre o tema foi colocado pelo grupo. Além disso, os pais não costumavam proporcionar um espaço de diálogo para tratar do assunto, justificando, muitas vezes, que os mesmos não estavam na idade pra tratar disso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A escola constitui-se em um espaço privilegiado para o encontro da educação e da saúde. Por conta disso, faz-se necessário a implementação de práticas de promoção da saúde no âmbito escolar, sobretudo, aquelas voltadas para a orientação dos adolescentes sobre as diversas mudanças ocasionadas nesta fase da vida. Nesse contexto, fica evidente a importância do profissional de saúde neste âmbito, em especial a enfermagem, ao tratar as questões que englobam o adolescente e o processo da puberdade, tendo em vista que estes dificilmente procuram as unidades de saúde.
DESCRITORES: Enfermagem. Adolescente. Saúde Escolar.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis