Mal-estar na Drogadição: os impasses de um corpo atravessado pelas drogas

  • Autor
  • Luiz Henrique Pereira Osterne
  • Co-autores
  • Raquel de Souza Xavier
  • Resumo
  • As percepções acerca do sujeito têm mudado, no decorrer do tempo. Na medida em que aumentam as demandas e os transtornos também aumentam as categorias que buscam enquadrar o adoe-ser no DSM IV e o CID. Muitos transtornos surgem como um mecanismo de defesa do sujeito diante de uma situação conflituosa com o outro. A drogadição é um dos meios utilizados por adolescentes para encobrir e lidar com a dor, pois esta tem a capacidade de alterar sua subjetividade ao consumir desde drogas ilícitas até as lícitas. Objetivo do texto é discutir a partir do saber psicanalítico a relação da drogadição com o mal-estar que o corpo. Trata-se de um estudo reflexivo permeado por discussões informais com grupos de amigos e estruturados no Grupo de estudo e pesquisa (GEPPSI). Essa pesquisa está embasada na leitura freudiana partindo da construção de uma pesquisa metapsicológica. Buscou-se apresentar a importância de escutar o sujeito em sua relação com a droga, entendendo que esta serve como objeto para tamponar alguma falta e que pode proporcionar ao mesmo tempo prazer e malestar. 

  • Palavras-chave
  • drogadição; mal-estar; psicanálise
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

Boa leitura!

 

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Comissão Organizadora

Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva

 

Comissão Científica

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis