A Doença de Parkinson é uma enfermidade do sistema nervoso central podendo considerá-la crônica e lentamente progressiva, apresentando sintomas como: tremor de repouso, rigidez muscular, desordem de movimentos, postura curvada, desequilíbrio, alteração na fala, escrita, quedas frequentes, ainda se destaca nesta patologia alterações psicológicas, como perda de memória e depressão. Deste modo a pratica do exercício físico idealizada para um paciente com Parkinson tem seus objetivos e suas particularidades, podendo assim ser utilizado como uma ferramenta não farmacológica, prevenido sintomas comuns, bem como oportunizando uma melhor qualidade de vida os indivíduos acometidos desta patologia. Assim a presente pesquisa tem como objeto investigar os possíveis benefícios do exercício físico na doença de Parkinson. Como metodologia, utilizamos um estudo de caso, com abordagem qualitativa onde visa mostrar os diversos aspectos que envolvem uma problemática. A pesquisa se utilizou de um sujeito do sexo masculino, na faixa etária de 65 anos o qual foi diagnosticado com a Doença de Parkinson no ano de 1988, a seguinte pesquisa foi desenvolvida em uma academia de fortaleza-se. A coleta de dados foi realizada através de um diário de campo. Onde deu-se a partir de um programa de treinamento contendo 40 horas-aula (durante 03 meses por 3 dias na semana) e depois seguiu por mais 09 meses de treino, assim totalizando um ano de estudo. A partir da pesquisa podemos concluir que o exercício físico é de total importância para pacientes diagnosticados com a Doença de Parkinson, como tratamento não farmacológico, pois promoveu melhoria na coordenação motora, força, equilíbrio e flexibilidade, sendo assim de grande valia para o participante.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis