Fisiologia humana é uma ciência que integra conhecimentos anatômicos, citológicos, histológicos, bioquímicos, para o entendimento e funcionamento do organismo, desse modo, tornando-se essencial aos estudantes de graduação da área da Saúde. Esses conhecimentos geralmente são colocados diante dos alunos como algo de que nunca, na verdade se apropriarão. Como a monitoria é uma atividade de grande importância para o apoio Docente e para a formação discente complementar dos alunos, o presente trabalho objetivou relatar as experiências da monitora, bem como demonstrar sua importância enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do monitor. Incentivado pelo meu orientador em realizar atividades dinâmicas que viabilizasse um melhor suporte para com os alunos da disciplina, foi necessário obter conhecimentos tendo como base modelo de aprendizagem, segundo filósofo VYGOTSKY[1] e Paulo Freire, que defendiam um modelo de aula sociocultural com a participação de todos na construção do saber. Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas como monitor da disciplina Fisiologia Humana, com uso do modelo de abordagem sociocultural. A análise de reflexões e percepções enquanto monitor, bem como o feedback dos alunos a cerca do modelo de monitoria adotado, trouxe resultados positivos para uma autoavaliação precoce do desempenho da abordagem sociocultural na monitoria, quando 99% dos alunos consideram adequado o preparo das aulas; 90% da turma considera o monitor acessível para manter diálogo; 73% avaliam o material utilizado nas aulas como ótimo. Conclui-se que abordagens mais trabalhosas e que envolvem os alunos geram o ambiente mais propicio para o aprendizado.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis