As plantas medicinais são usadas há bastante tempo através do conhecimento popular, chamado etnofarmacológico e foi utilizando deste conhecimento que muitas de suas propriedades farmacológicas foram comprovadas. No Brasil, no tratamento ou profilaxia de doenças, as plantas são utilizadas com frequência como alternativa terapêutica. Diante disso, vê-se a necessidade de estudos que comprovem a eficácia e a segurança do uso de plantas, dando destaque para a atividade antimicrobiana, visto que grande parte da população faz uso indiscriminado da mesma. O projeto de Iniciação Científica foi desenvolvido para contribuir com os estudos da espécie vegetal Aloe vera, mais conhecida popularmente como babosa. Foi realizado uma listagem da espécie vegetal e levantamento bibliográfico para avaliar a atividade antimicrobiana. De acordo com o levantamento bibliográfico foi observado que os estudos publicados mostraram uma variedade de propriedades farmacológicas, sendo que sua ação antimicrobiana exerce atividade sobre diversos micro-organismos, mostrando ser a Aloe vera uma alternativa eficaz no mecanismo de resistência microbiana, utilizando principalmente o gel da planta.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2017!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do V Encontro de Iniciação à Pesquisa, V Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2017 foi “Arte e Conhecimento”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Caroliny Uchôa Sales
Ailton Pereira da Silva
Yohrranna Kelly
Nathália Távora Holanda Lira
Fernanda Rocha Dantas
Felipe de Freitas Magno
Lia Teixeira de Castro Mesquita
Maria Marcilene da Silva
Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Andréa Bessa Teixeira
Solange Sousa Pinheiro
Aline Mota Albuquerque
Anne Caroline Moraes de Assis